Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Memória fotográfica no jornal Pioneiro

02 de março de 2015 0

Foto: Ulysses Geremia/ Divulgação
O jornal Pioneiro caracteriza-se pela valorização da informação fotográfica. Caxias do Sul possui inúmeras instituições particulares que preservam diversificados acervos de imagens da história local. O Aeroclube de Caxias do Sul, em seu hangar, exibe uma coleção da evolução da aviação caxiense. Entre as fotos, destaca-se o batismo do avião Hugo Cantergiani. A imagem foi publicada na capa do Pioneiro, na edição de nove de março de 1950.

A reportagem registrou que Luiza Cantergiani, mãe de Hugo, paraninfou o ato solene. Dentre as autoridades, o prefeito Luciano Corsetti prestigiou a homenagem. O senador Salgado filho foi representado por Arcy da Rocha Nobrega, então comandante do 3º GAAAe. Darwin Corsetti, em nome do Aeroclube, enalteceu a importância do reconhecimento ao piloto caxiense. Dom José Barea e o padre Angelo Tronca abençoaram a aeronave.

Conforme registro do jornalista Duminiense Paranhos Antunes, o caxiense Hugo Cantergiani (2/1/1908-7/2/1937) ingressou na aviação com 19 anos. Na carreira militar, sofreu um acidente em 1933, sendo reformado do serviço ativo. Em seguida, foi nomeado diretor da Escola da Aviação Civil, no Rio de Janeiro. A morte do Cantergiani resultou de um segundo acidente aéreo, quando estava ensinado um aluno a voar, no Rio de Janeiro.

Grande Festa na Criúva em maio de 1950

A inauguração de uma igreja em granito, na localidade de Criúva, destacou-se na manchete da edição do Pioneiro, em seis de maio de 1950. Conforme a relato da reportagem, expressivas autoridades de Caxias do Sul e São Francisco de Paula prestigiaram a solenidade religiosa. Valter Jobim, então governador gaúcho, prestigiou a inauguração da igreja em pedra. Na imagem, percebe-se uma multidão acompanhando as autoridades e a Banda Santa Cecília. Dom José Barea realizou a cerimônia religiosa. Também participaram da programação os padres Mário Luchesi e Henrique Compagnoni.

Um churrasco à gaúcha encerrou a festividade. A imagem registrada por Alcides Bellini integra a coleção do Museu Dom José Barea, recém inaugurado no prédio do Bispado de Caxias do Sul. Anteriormente, na edição de 20 de abril de 1950, a reportagem convocava o povo católico para festejar a inauguração da mais bela igreja do município.

ALCIDES BELLINI/ Divulgação

Reprodução

Hospitalidade de Caxias do Sul

Na edição de 1º de Março de 1950, o jornal Pioneiro publicou uma fotografia que desejava boas vindas ao turista da Festa da Uva. O cenário da Praça Vestibular Abramo Eberle, localizado no entroncamento da Estrada BR 116 com a avenida Julio de Castilhos, no bairro de Lourdes, era a porta de entrada dos visitantes na cidade. Na imagem registrada por Geremia e preservada pelo Museu Diocesano Dom José Barea, percebe-se um cenário caracterizado pela arborização. Hoje, nesta área localiza-se a existência de inúmeros edifícios.

Geremia/ Divulgação

Envie seu Comentário