Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Encontro da família Tesser no distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves

13 de março de 2015 5

Os imigrantes Ignazio Angelo Tesser e Giacoma Poletto (sentados, ao centro) com os 13 filhos: Luigi Antonio, Mansueto Adolfo, Maria Margarida, Salute Madalena, Carolina, Vitorio Guilherme, Geltrudes, José, Josephina, Francisco, Epifanio, Julio Reinaldo e Anayr. Foto: acervo família Tesser, divulgação

O distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves, sedia neste domingo o primeiro encontro da família Tesser. Foi onde, em 14 de fevereiro de 1878, estabeleceram-se o pioneiro imigrante italiano Luigi Tesser e seus sete filhos: Pietro Antonio, Ignazio Angelo, Catterina, Maria Oliva, Angela, Giuseppina e Giacoma.

Vindos da localidade de Trevignano, província de Treviso, eles ocuparam os lotes rurais 51, 53 e 57 da sede do distrito, juntamente com os primos Giovanni, Giuseppe, Bortolo, Francesco e Maria Tereza, filhos do também imigrante Candido Tesser.

Conforme dados disponibilizados na página oficial do encontro, as duas famílias partiram da Itália em 11 de novembro de 1877, chegando à Serra três meses depois. Luigi Tesser era casado com Maria Morelatto, mas a esposa acabou falecendo ainda em Trevignano, na Itália, quando do nascimeno do filho Ignazio Angelo, em 1860.

Conforme Luiz Antônio Tesser, neto de Luigi Antonio Tesser – um dos 13 filhos de Ignazio Angelo e Giacoma Poletto –, o encontro terá uma ampla programação a partir das 9h30min, incluindo missa, cantoria italiana e almoço típico. São aguardados cerca de 250 descendentes, vindos de cidades como Pato Branco (Paraná), Joaçaba e Caçador (Santa Catarina), além de Porto Alegre, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Marau.

Na ocasião, ocorre ainda a 6ª Sagra Trevisana de Faria Lemos, evento que busca resgatar as tradições dos primeiros imigrantes.

Um clássico registro de estúdio de Luigi Antonio Tesser, filho de Ignazio e Giacoma. Foto: acervo família Tesser, divulgação

O quinteto formado por Olivo Tesser e Bernardo Tesser (em pé), e Luigi Antonio Tesser, João Batista Pianca (prefeito de Bento Gonçalves entre 1924 e 1928) e Fernando Calegari (sentados). Foto: acervo família Tesser, divulgação

Trajetória

Luigi Tesser, o pioneiro imigrante italiano do clã, nasceu em Trevignano em 1822 e faleceu em Faria Lemos em 1899, aos 77 anos. Na foto abaixo, ele aparece ao lado da filha Giacoma, casada com Antonio Dorigon.

Luigi Tesser (sentado), a filha Giacoma e o genro Antonio Dorigon. Foto: acervo família Tesser, divulgação

O casarão

No distrito de Faria Lemos ainda existe o casarão de pedra construído por Luigi Tesser e pelos filhos Pietro Antonio e Ignazio Angelo em 1883, cinco anos após a chegada à região.

Participe da coluna

Você possui fotos antigas de encontros de família ou está organizando algum? Envie informações para o e-mail do alto da página com data, um breve histórico, local onde foram feitas as imagens, nome do fotógrafo e fone de contato.

Comentários (5)

  • Sirlei Mara Tesser diz: 13 de março de 2015

    É muito emocionante ver a nossa história sendo resgatada, conhecer as origens. Precisamos reconhecer as dificuldades que os nossos antepassados tiveram quando aqui se estabeleceram e honrar o nosso nome. Parabéns à grande família Tesser e aos organizadores desse evento,

  • mariete diz: 17 de março de 2015

    E é sempre bom saber da nossa historia. Também faço parte dessa familia. A minha bisavô era Carolina Tesser Tonial.

  • Valquiria Moll Grazziotin diz: 17 de março de 2015

    Estou muito feliz em ter participado deste dia de festa, onde além de conhecer os primos mais distantes, pude rever os que já conhecia, e reviver a trajetória de vida dos nossos queridos avós e bisavós. Momento único e cheio de alegrias. Parabéns aos primos que organizaram .

  • Roque Tonial Jr. diz: 17 de março de 2015

    Sou neto de Carolina Tesser Tonial, e meu pai, Roche Tonial, entalhou com prego o seu nome, que agora é meu, e a data de 08-01-46, então com dezesseis anos, E uma pedra plana, talvez a unica em toda a casa de Faria Lemos, e está logo abaixo e à esquerda da janela da direita na fachada da casa. Tenho fotos se tiver como enviar envio.

  • Alicia Tesser Bustos diz: 14 de novembro de 2015

    Bello encuentro, felicitaciones,mj padre fue Antonio Tesser Santin , hijo de Antonio Tesser Pavan y Asunta Santin D’alffieri, los que se radicaron en Concepcion, VIII Región. Tuvieron 13 hijos. Nosotros somos Pedro,2hijos,. Bruno, 2 hijos,. Arturo, fallecido, 1hijo y 1 hija. y yo 2 hijos y 1 hija.
    Ha sido lindo conocer las raices familiares. Dios m de la oportunidad de participar en una próxima reunión.

Envie seu Comentário