Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Antigo mirante do Parque dos Macaquinhos: um espaço a ser reocupado

28 de março de 2015 2
Foto: Studio Geremia, acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação

Cartão-postal: o parque em 1958. Foto: Studio Geremia, acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação

O futuro do centro de Caxias, tema da reportagem especial deste final de semana, passa pela reocupação de espaços que, pouco a pouco, foram sendo negligenciados não só pela administração, mas pela própria população. Um deles – que hoje não passa de um vácuo, sem bancos ou qualquer paisagismo mais atrativo – é o mirante do Parque dos Macaquinhos, na Rua Os Dezoito do Forte.

Construído em 1958, quatro anos após a inauguração oficial do parque, em 1954, o espaço era originalmente dotado de uma grade côncava e sua estrutura dialogava com as duas escadarias de 253 degraus.

Clique nas imagens para ampliar.

O mirante em 1958. Foto: Studio Geremia, acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação

A vista

Conforme informações do caderno Mirante, publicação do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, de 2003, o canteiro central, ligando a Dezoito à Avenida da Vindima, recebeu flores e plantas de pequeno porte para não comprometer a visão do parque.

O ambiente criado a partir desses dois elementos transformou-se em um convite irresistível naqueles tempos: da plataforma, o público podia admirar a paisagem do parque em quase sua totalidade, visto que as árvores ainda eram bastante jovens e baixas.

Na sequência, o transeunte era convidado e descer as escadas e passear pelas alamedas ao redor dos dois lagos. Pedalinhos, balanços, escorregadores e gangorras, além de macacos e patos, complementavam os atrativos.

Na imagem abaixo, o Parque dos Macaquinhos coberto de neve e captado do miradouro em 1965.

Será que veremos esse cenário gelado novamente no inverno 2015?

O parque coberto de neve em 1965, captado a partir da Rua Os Dezoito do Forte. Foto: Studio Beux, acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação

De mirante a lancheria

Em meados dos anos 1980, o mirante foi totalmente suprimido, passando a abrigar uma lancheria. Porém, mesmo após a demolição da estrutura e o retorno à sua função original, o espaço nunca “vingou”. Contribuíram ainda a má iluminação e a insegurança do lugar, principalmente à noite.

Quiçá agora, com os trabalhos de recuperação do Eberle Centro e a chegada de novos espaços de gastronomia ao trecho da Dezoito próximo a Borges de Medeiros, uma das mais belas vistas de Caxias volte novamente a ser contemplada – e não apenas como rota de passagem, espaço para alongamento físico ou enquanto os motoristas aguardam pelo sinal verde.

Febre do momento, os food trucks itinerantes seriam uma ótima alternativa para badalar o mirante, não?

O mirante hoje: um espaço privilegiado e pouco aproveitado. Foto: Roni Rigon

Futuro do belvedere

Música, gastronomia, apresentações artísticas… Que sugestões você daria para a população se reapropriar desse espaço público? Deixe sua opinião.

Confira mais fotos antigas do Parque dos Macaquinhos clicando AQUI.

Vista privilegiada: mirante do parque é um espaço à espera de ocupação. Foto: Roni Rigon

Comentários (2)

  • Andre Gustavo Fochesato diz: 29 de março de 2015

    Olá, eu acho muito valido recuperar o mirante do Parque Getulio Vargas (Parque dos macaquinhos), poderiam, quem sabe, fazer um ambiente com bancos, ou ate um pequeno jardim central, dando uma imagem bem mais dinâmica do local, ao contrario do abandono que esta agora. Apesar de ser uma área pequena, mas uma mini-praça seria muito legal, um lugar para se apreciar o parque, porém com observância da Guarda Municipal para que seja conservado.

  • Marilena diz: 30 de março de 2015

    A idéia é interessante! Inclusive pode inspirar o poder publico a valorizar a história da cidade. Muitas vezes negligenciada.Entrtanto, há que se tornar um local seguro, com policiamento ostensivo. Quem conhece Caxias sabe que o parque dos macaquinhos e entorno, é local frequentado e muito por marginais, desocupados e viciados.
    Pensem nisso! Poder publico, segurança publica e população.

Envie seu Comentário