Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Primórdios da Igreja de Lourdes

31 de março de 2015 3

A igreja captada da Rua Os Dezoito do Forte no início dos anos 1950, quando Lourdes não passava de um arrabalde distante, dotado de casas de madeira. Foto: Studio Geremia, divulgação

Segunda paróquia a ser criada em Caxias do Sul, Lourdes tem sua história atrelada ao desenvolvimento do bairro desde que se desmembrou oficialmente da Catedral, em 8 de fevereiro de 1942. E a construção do templo, em meio a uma área ainda muito pouco urbanizada, seguiu o exemplo das igrejas de São Pelegrino, Capuchinhos e Pio X: em etapas e graças ao trabalho e à contribuição comunitária.

Conforme registros da própria paróquia, o prédio teve início ainda antes de 1942, sob a supervisão do padre Ernesto Mânica – e sobre um terreno doado pelo empresário Luiz Michielon.

Av. Júlio esquina com Angelina Michielon: a igreja (ao fundo, à esquerda) em construção, ainda sem as torres, em 1947. Foto: Reno Mancuso, acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação

Foto: acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação

Bairro bucólico: o templo concluído em 1958, captado a partir da esquina da Júlio com a Angelina Michielon. Foto: acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação

O interior do templo

Finalizada a parte externa, os trabalhos no interior tiveram início em 1944 e foram concluídos quatro anos depois, em 1948. Surgiriam em sequência a partir daí o púlpito (obra de José Gollo), as torres, em 1952, e o altar-mor, em 1953.

A decoração interna é valorizado ainda pela Via-Sacra, de autoria de Estácio Zambelli, e pelos altares entalhados em estilo neogótico pelo mestre Alexandre Bertelli – cuja empresa, em Farroupilha, foi responsável pelo retábulo de várias igrejas da região.

O interior da igreja. Foto: Nereu de Almeida, banco de dados/Pioneiro

O interior da igreja, com parte do belíssimo retábulo em madeira. Foto: Nereu de Almeida, banco de dados/Pioneiro

Em 1942

A partir do decreto do então primeiro bispo de Caxias, Dom José Barea, o padre Maximiliano Franzoi assumiu, em 1942, como primeiro pároco de Lourdes.

Outras datas

Em 1976 surgiu um salão de esportes anexo ao templo. Já em 1985 foi inaugurada a nova casa paroquial.

Foto:  Tatiana Cavagnolli, banco de dados/Pioneiro

O templo captado em 2008. Foto: Tatiana Cavagnolli, banco de dados/Pioneiro

Iluminação noturna confere ainda mais beleza a um dos símbolos do bairro. Foto: Liliane Giordano, divulgação

Iluminação noturna confere ainda mais beleza a um dos símbolos do bairro. Foto: Liliane Giordano, divulgação

Comentários (3)

  • Andre Gustavo Fochesato diz: 31 de março de 2015

    Oi Rodrigo, parabens pela sua coluna Memorias, muito bom, resgata a historia de nossa cidade, continue assim, e quando vc quiser uma colaboracao e so entrar em contato, eu tenho a colecao do Informativo Eberle que vc pode tirar muitas informacoes antigas de Caxias e da Eberle (inclusive, algumas fotos que vc postou da Eberle, tempo atras, meu falecido pai estava nas fotos, junto com a diretoria… hehehe…). Um abraco, fica bem e com Deus.

  • Maria Helena Muratore diz: 31 de março de 2015

    Outra ” Matéria Histórica ” muito interessante . A Igreja de Lourdes é um lindo postal de Caxias. O bairro foi e continua sendo um local muito bonito e acolhedor.
    Adoro acompanhar a tua coluna no Pioneiro ,ela me faz lembrar locais onde passei parte da minha infância e juventude .Obrigada Rodrigo .

  • INACIO SANTINI diz: 31 de março de 2015

    Rodrigo vc e uma pessoa que esta mexendo com a emoção de muitos continue com este trabalho. Caxias já produziu e produz muita coisas em aço mas o coração dos caxienses e mole como polenta quando se fala em reviver o passado.

Envie seu Comentário