
O pavilhão da Festa da Uva em 1958, com o painel desaparecido de Vasco Prado à direita. Foto: Studio Geremia, acervo pessoal de Ricardo Boff, divulgação
A coluna da última quarta-feira, sobre o sumiço de um dos painéis de Vasco Prado do antigo pavilhão da Festa da Uva – durante as reformas para abrigar a prefeitura, em 1974 –, mobilizou internautas e leitores.
Entre tantos questionamentos, focamos no principal: “um patrimônio da cidade, pago pelo poder público, portanto, pelos cidadãos, não pode simplesmente desaparecer da fachada de um prédio”.
Quarenta anos depois, o episódio motiva uma campanha da coluna: você tem informações sobre o destino da obra? Recorda da época em que ela foi retirada?
Na imagem acima, do final dos anos 1950, vemos o prédio e o segundo painel captados a partir das imediações do portão principal da chácara dos Eberle, quando a Rua Santos Dummont ainda não havia sido aberta. O pórtico, aliás, é um dos poucos elementos originais da chácara ainda visíveis da Rua Alfredo Chaves.
Clique na imagem para ampliar e visualize o painel no fundo, à direita.
Rodrigo, em uma cidade onde os próprios moradores não sabem o que é história, ou nem dão valor (vai além do pisar na uva), difícil preservar alguma coisa. Porque quem preserva, é alguém que já possui conhecimento sobre o assunto. Já temos pouca referência no nosso patrimônio, poucas praças, parques, árvores, museus. Esse tipo de arte não é descartável, não é lixo e nem pra ser jogada num porão sem cuidados e ser tomada como particular. A arte como um bem público (e não privado) é pra ser compartilhado com todos porque a obra foi confeccionada para a cidade e perde o sentido sem seu contexto. Quem tem o dever de dar o destino certo e preservar a obra somos todos nós.
Bela foto do Bairro Exposição da década de 50. Parabéns Rodrigo pelo belo trabalho que vens fazendo no resgate da memória de nossas cidade. Lucas Thimmig Diel – Presidente da Associação dos Moradores do Bairro Exposição.
Rodrigo legal o levantamento desta questão.
Já passados 40 anos deste “desaparecimento”, muitos desconhecem este fato.
Poucos sabem ou lembram que haviam dois painéis de Vasco Prado ali no predio onde hoje é a prefeitura, e mesmo os mais atentos às fotos antigas desconhecem que este segundo painel já não está em nenhum lugar conhecido!
A questão agora está levantada tbm na nossa página no facebook!
E quem tiver pistas… COLABORE!!!
Abraço