Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Encontro dos reservistas da classe de 1946

13 de maio de 2015 0

Em 1965: sargentos (na primeira fila), cabos e soldados participam da foto oficial do grupo, no antigo 3º Grupo de Canhões Automáticos Antiaéreos 40mm. Foto: Studio Ideal, acervo de Felizardo Camargo dos Santos, divulgação

Cinquenta anos depois, os reservistas da classe de 1946, que incorporaram em 15 de maio de1965, promovem um encontro para recordar dos tempos de caserna no então 3º Grupo de Canhões Automáticos Antiaéreos 40mm. Será nesta sexta-feira, dia 15, a partir das 19h30min, na Churrascaria Laço de Ouro.

Conforme informações disponibilizadas por Felizardo Camargo dos Santos, um dos organizadores, na época o atual 3º Grupo de Artilharia Antiaérea dispunha de apenas duas baterias: a 1ª Bateria de Canhões e a Bateria de Comandos e Serviços.

– Mas os jovens que integraram as referidas baterias sempre foram muito unidos, o que motivou uma confraternização conjunta para festejar esses 50 anos – explica.

Para ir recordando daqueles tempos, a organização disponibilizou algumas imagens da época. Na foto acima, na primeira fileira, vemos os sargentos integrantes efetivos do quartel em 1965. Os demais são os cabos e soldados que prestaram serviço militar na 1ª Bateria de Canhões.

Já na foto abaixo temos o grupo de cabos. A partir da esquerda estão, pelo nome de guerra, Erasmo, Barcelos, Hildo, Krodel, Marcon, Friederiches, Voltolini, Pinheiro, Bortoluz, Otelo, Fontanela, Zilli, Delmários, Felizardo, Júnior, Oliveira e Paglioli.

Clique nas imagens para ampliar.

Grupo de cabos que incorporou em  1965: Erasmo, Barcelos, Hildo, Krodel, Marcon, Friederiches, Voltolini, Pinheiro, Bortoluz, Otelo, Fontanela, Zilli, Delmários, Felizardo, Júnior, Oliveira e Paglioli. Foto: Studio Ideal, acervo de Felizardo Camargo dos Santos, divulgação

Conforme Felizardo, alguns eram de classes anteriores, mas a maioria pertencia ao contingente de militares que cursaram o curso de Cabos e foram promovidos à graduação de Cabo durante a prestação do serviço no ano da incorporação – alguns seguiram a carreira e hoje são militares reformados.

Há 50 anos: o cabo Felizardo Camargo dos Santos defronte ao antigo pórtico do 3º Grupo de Canhões Automáticos Antiaéreos 40mm, em 1965. Foto: Studio Ideal, acervo de Felizardo Camargo dos Santos, divulgação

Memórias de 1965

Nos reencontros dos reservistas são frequentes as lembranças dos fatos mais notórios do período, como os acampamentos de Vila Seca, o tiro real de canhão na Praia do Pinhal e as brincadeiras entre os colegas.

Na foto abaixo, por exemplo, vemos um dos tantos acampamentos na praia, para a realização do tiro real de canhão 40mm – com o apoio do rádio para a comunicação do grupo com a aeronave.

Praia do Pinhal: o tiro real de canhão 40mm, com uso de rádio para a comunicação com a aeronave. Foto: acervo de Felizardo Camargo dos Santos, divulgação

Contato

Mais informações sobre o encontro pelos fones (54) 3228.0458 e 9979.3451, com Felizardo.

Envie seu Comentário