Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Os 35 anos da 1ª turma de Serviço Social da UCS

18 de maio de 2015 0
O grupo de formandos em 20 de março de 1980, nas escadarias do Colégio São José. Foto: acervo pessoal de Ana Maria Moraes, divulgação

O grupo de formandos em 20 de março de 1980, nas escadarias do Colégio São José. Foto: acervo pessoal de Ana Maria Moraes, divulgação

O Dia do Assistente Social, comemorado em 15 de maio, motivou o encontro de 35 anos de formatura da primeira turma graduada pela Universidade de Caxias do Sul.Um almoço no último sábado, 16, serviu para reunir boa parte das jovens estudantes do final dos anos 1970.

O grupo, inclusive, teve seu discurso de formatura publicado na íntegra na edição do Pioneiro de 29 de março de 1980, Com o tema “Transformações Sociais do Homem”, o texto lido pela oradora da turma, Gelsi Sorgato, foi elaborado em conjunto pelos alunos.

Conforme Ana Maria Moraes, uma das integrantes da comissão organizadora, foram 42 formandas e apenas um formando. Eles colaram grau durante a solenidade realizada no Salão Nobre do Colégio São José, em 22 de março de 1980.

À época, o paraninfo foi o professor Isidoro Zorzi, chefe do então Departamento de Filosofia, Psicologia e Sociologia e coordenador do colegiado do curso.

Clique na imagem abaixo para ampliar e conferir todos os formandos.

Os encontros

A ex-aluna Marcia Winkler deu início aos contatos com a turma em novembro do ano passado, via Facebook. Surgia aí a comunidade  1ª Turma de Serviço Social.

Após algumas reuniões, a comissão organizadora, formada por Marcia, Ana Maria Moraes, Helena Andreola Peretti, Nerli Ruaro, Miriam Nora e Sara Carnesella, deu forma ao encontro de sábado (16), 35 anos após o juramento.

Clique abaixo para ler o texto original do discurso, reproduzido no Pioneiro de 29 de março de 1980.

Participe da coluna

Você está organizando algum encontro de turmas de colégio ou formatura? Envira informações e fotos antigas para a coluna, com telefone de contato.

Envie seu Comentário