Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O robô do Grapette na Festa da Uva de 1965

21 de maio de 2015 1

Em 1965: Ricardo Boff e o robô do Grapette. Foto: Hildo Boff, acervo pessoal de Ricardo Boff, divulgação

O slogan “Quem bebe Grapette, repete!” é lembrado até hoje por várias gerações de consumidores. Embora o refrigerante tenha sido lançado ainda em 1948 (leia mais abaixo), a frase que marcou sua trajetória apareceu apenas no início dos anos 1950, quando diversas estratégias de divulgação trataram de impulsionar as vendas da bebida.

Uma delas marcou a Festa da Uva de 50 anos atrás. Na edição de 1965, um robô gigante instalado no antigo pavilhão da Rua Alfredo Chaves virou uma atração para as crianças.

No melhor estilo futurista do seriado Perdidos no Espaço, a engenhoca de lata trazia a seguinte mensagem: “Traga uma tampinha de Grapette, atire no robot e ganhe o distintivo da Festa da Uva”. Um dos tantos que embarcaram nessa brincadeira foi o leitor Ricardo Boff, filho do fotógrafo Hildo Boff, então com oito anos (fotos acima e abaixo).

Participe da coluna

Você recorda do robô da Festa da Uva? Deixe seu relato no blog Memória.

Robô era uma das atrações do pavilhão da Festa da Uva, na Rua Alfredo Chaves. Foto: Hildo Boff, acervo pessoal de Ricardo Boff, divulgação

Anúncios antigos

Dessa época também são as propagandas reproduzidas nesta página. Abaixo, algumas peças publicitárias veiculadas na revista Manchete, em 1965.



grapette6
No Pioneiro em 1954

Abaixo, um anúncio publicado no Pioneiro de 6 de novembro de 1954. Na época, o refrigerante de uva era engarrafado e revendido em Caxias pela Cervejaria Leonardelli, fabricante da clássica cerveja Pérola.

E na Pérola da Colônias não poderia ter ganho slogan melhor: é uma uva!



A origem

A história da bebida remete à década de 1940, quando sua fórmula – à base de água gaseificada, açúcar, suco concentrado de uva e conservantes – foi desenvolvida pelo químico americano Benjamin Fooks.

Primeiro refrigerante com sabor de uva do país, o Grapette foi lançado pela Cia de Refrigerantes Guanabara em 1948. Cinco anos depois, em 1953, uma fábrica em Santo Angelo (RS) passou a fabricá-lo.

Já em 1961, o grupo Anderson Clayton & Cia fundou a Grapette S/A, em São Paulo, dando início à fase áurea da bebida naquela década.

Em música

Em 1983, a Blitz lançou a música Betty Frígida, com uma referência ao refrigerante: Hey, Betty! Vamos tomar um Grapette?

Comentários (1)

  • Joel Segalla Robinson diz: 21 de maio de 2015

    Muito legal, saudades da Grapette

Envie seu Comentário