Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Flâmulas e adesivos que fizeram história em Caxias do Sul

30 de maio de 2015 1
Preciosidades: flâmulas dos anos 1950, 1960 e 1970 foram guardadas por Ítalo e Zilá Nichele e disponibilizadas pelo filho Gilberto Nichele. Foto: Rodrigo Lopes

Preciosidades: flâmulas dos anos 1950, 1960 e 1970 foram guardadas por Ítalo e Zilá Nichele e disponibilizadas pelo filho Gilberto Nichele. Foto: Rodrigo Lopes

Funcionando como suvenires ou brindes de empresas, lojas, clubes, postos de gasolina, entre outros, as flâmulas atingiram a condição de objetos de desejo de colecionadores e aficionados.

Entre os anos 1940 e 1960, por exemplo, o casal Ítalo Alcides Nichele e Zilá Giacomet Nichele costumava guardar – e pendurar nas paredes de casa – boa parte dos exemplares recebidos. Cinquenta anos depois, abrimos esse baú para mostrar alguns desses clássicos “triângulos” que marcaram a juventude de vários leitores.

Graças a essa “caixa de memórias”, podemos fazer também um breve mapeamento dos lugares por onde seu Ítalo e dona Zilá passaram naquele período: Casa Prataviera, Joalheria Kayser, Refrigerantes Marabá, Festa da Uva, Rádio São Francisco, Concessionária Bay, Monumento ao Imigrante, Cooperativa de Consumo dos Motoristas de Caxias do Sul, Industrial Madeireira…

Leia mais sobre a história do refrigerante Marabá clicando AQUI.

Clique nas imagens para ampliar.

DSCN2667
DSCN2655

DSCN2657



DSCN2702
Adesivos de outrora

Além das flâmulas, diversos adesivos dos anos 1960 e 1970 compõem o acervo de seu Ítalo e dona Zilá. Estão lá  “colantes” do Auto Posto Rio Branco, da Vulganizadora Frederico Cesa e Cia Ltda, da Michielon Vinhos e Champanhas, da Auto Mecânica S/A, da Prótese Dentária Taddeucci, da Associação Caxias de Futebol e da Wisintainer Comércio de Automóveis.










Colaboração

Todos os exemplares que você confere nesta página foram gentilmente disponibilizados pelo leitor Gilberto Nichele.

Comentários (1)

  • Alberto Rech diz: 31 de maio de 2015

    Esta coleção do meu dentista preferido é sensacional….Ele havia me comentado sobre ela,mas vê-la divulgada é muito bom para todos…Obrigado pelo presente amigo Gilberto e pela divulgação Rodrigo….Eu lembro do meu quarto, na minha juventude,era forrado pelas flâmulas mas como o passar do tempo elas se foram e as perdi…….

Envie seu Comentário