Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Caxias coberta de branco em 1965 e 1975

01 de junho de 2015 0

Nevasca em 1975: Hildo e Heduviges Boff defronte ao templo maçônico, junto ao Parque dos Macaquinhos. Foto: Ricardo Boff, divulgação

A chegada do mês que dá a largada para o inverno serve para recordarmos de dois emblemáticos aniversários da neve: os 50 anos da nevasca de 1965 e os 40 da de 1975.

Em ambas, Caxias foi para a rua para eternizar momentos. Em parques, praças, escrevendo no capô dos carros ou moldando bonecos, muita gente guarda até hoje registros daqueles tempos.

A bordo de um Fusca, em julho de 1975 a família do fotógrafo Hildo Boff correu para o Parque dos Macaquinhos. Juntamente com a esposa, Heduviges, e o filho Ricardo, Hildo registrou algumas imagens nas alamedas e defronte ao templo da maçonaria – a Loja Maçônica Duque de Caxias 3º Milênio.

Clique nas imagens para ampliar.

Em 1965: Estella Pauletti e Terezinha Gomes Pinto com os irmãos Ernesto e Mana Pauletti. Foto: Valter Gomes Pinto, acervo de família, divulgação

Em 1965

Dez anos antes, em 1965, o agito foi ainda maior. Imagens enviadas pelo leitor Ernesto Pauletti Jr. trazem dois momentos daquele inverno, com direito até a boneco de neve no muro de casa.

Na foto acima, a mãe de Ernesto, Estella Pauletti, com a amiga Terezinha Gomes Pinto. À frente, os irmãos Ernesto e Rose Marie (Mana) Pauletti Bandeira. O local é a Rua Alfredo Chaves, esquina com a Sinimbu.

A imagem foi tirada pelo empresário Valter Gomes Pinto, que também posou com a esposa Terezinha defronte ao Decavê (foto abaixo). Por coincidência, seu Valter faleceu no dia 27 de agosto de 2013, exatamente quando Caxias presenciou sua última grande nevasca.

Confira mais fotos da neve de 1965 clicando AQUI.

Neve sobre o DKV: Terezinha e Valter Gomes Pinto com um amigo em 1965. Foto: Studio Geremia, divulgação

Neve sobre o DKV: Terezinha e Valter Gomes Pinto com um amigo em 1965. Foto: Studio Geremia, divulgação

Participe

A queda das temperaturas, verificada desde o final de semana, ainda está longe de ser a ideal para o fenômeno, mas já tem gente torcendo para a Serra repetir o mais recente espetáculo, verificado em 2013.

Enquanto isso, seguimos publicando fotos antigas de neve. Você possui imagens das precipitações de 1941, 1965, 1974 e 1975? Envie à coluna.

Envie seu Comentário