Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Há 30 anos, a última viagem de trem

09 de junho de 2015 0

Em 1985: Supermercados Calcagnotto e seu famoso Grilo Falante ofereciam a viagem de trem para quem fizesse compras acima de Cr$ 50.000. Foto: reprodução/Pioneiro

O trem húngaro fez sucesso nas comemorações da Semana de Caxias do Sul em 1985. Conforme apurado pelo colega colunista Ciro Fabres Neto, a linha regular do trem já havia encerrado suas atividades até a Estação Férrea de Caxias do Sul nos anos 1970.

Porém, em 1985, a malha ferroviária ainda não estava deteriorada – ou não havia desaparecido, como hoje -, o que permitiu a ideia de recuperar a viagem de trem até Farroupilha como uma das atrações da Semana de Caxias – a cidade então comemorava 75 anos em 1 º de junho.

Durante sete dias, até a sexta-feira, dia 7 de junho, 5 mil pessoas fizeram o percurso, entre elas muitas crianças. Eram viagens promocionais, que proporcionaram uma semana de festa e movimento na Estação.

Clique nas imagens para ampliar e ler o texto original da época.



Encantamento

Naqueles poucos dias de junho de 1985, as crianças se encantaram com o trem. Muitas escolas levavam seus alunos, que chegavam na Estação em caminhões do Exército. Havia quatro viagens diárias, mas foi preciso estender a presença do trem húngaro em Caxias, tamanho  o sucesso da iniciativa.

Algumas das viagens foram encurtadas até a estação de Forqueta. Mesmo assim, a euforia foi grande entre os pequenos estudantes (foto acima), que nunca haviam viajado de trem.

Depois disso, o trem voltou a percorrer os trilhos somente em 1994 e 1995, durante as filmagens de O Quatrilho.

Participe da coluna

Você era criança há 30 anos? Possui fotos da viagem de trem de 1985? Envie para a coluna.

Envie seu Comentário