Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Vinhos Pranzo, de Galópolis, em 1958

09 de junho de 2015 1

Na Sinimbu em 1958: o carro da Vinícola João Comerlato durante o corso alegórico defronte à Catedral Diocesana. Foto: Studio Geremia, acervo pessoal de Ricardo Fabris de Abreu, divulgação

Localizada em Galópolis, a Vinícola João Comerlato & Cia Ltda marcou época nas décadas de 1950 e 1960 graças aos vinhos da marca Pranzo. Com matriz no bairro caxiense, a empresa administrada pelos irmãos Lodovino, Olímpio e Zeferino – filhos do fundador João Comerlato – possuía uma engarrafadora em Porto Alegre e um centro de distribuição em São Paulo, responsável por abastecer a região sudeste do país.

Entre vários momentos dessa trajetória, recordamos da participação da vinícola no corso alegórico da Festa da Uva de 1958. Na primeira foto vemos a passagem do carro defronte ao bispado e à Catedral Diocesana.

Diante do brasão que decorava o veículo desfilaram as jovens Ilona Nissola, Maria Bolfe, Elisa Menegotto, Elvira Forner, Carmen Fabris, Inês Muner, Carmem Mincato e Delma Canuto. Os vestidos foram confeccionados por Rosa Comerlato e custeados por Olímpio Comerlato, um dos diretores da vinícola.

As imagens dos desfiles foram disponibilizadas pelo leitor Ricardo Fabris de Abreu. Clique para ampliar.

Jovens de Galópolis: a partir da esquerda, Inês Muner, Elisa Menegotto, Carmen Fabris, Ilona Nissola e Maria Bolfe. Foto: Studio Geremia, acervo pessoal de Ricardo Fabris de Abreu, divulgação

Conhaques e vermutes

Com grande consumo em São Paulo e Rio de Janeiro, a companhia também produzia licores, conhaque e vermutes. Após mais de três décadas atuando junto a grandes empresas produtoras de vinho da região, a cantina encerrou as atividades no início da década de 1980.

Ah, sim: pranzo, em italiano, significa almoço.


Suvenires

Na imagem acima, o antigo chaveiro que servia de brinde aos consumidores dos Vinhos Pranzo. No verso, o endereço de Porto Alegre: Avenida Pernambuco, 1.796.

Time de futebol

Na década de 1960, funcionários caxienses que trabalhavam na filial da vínícola em Porto Alegre formaram um time de futebol para se divertir aos domingos. A equipe era integrada por Matté, Clóvis, Raulino, Xaxá, Ivan, Borges, Comerlato, Bonifácio, Gemin, Forner e Toninho Borges.

Comentários (1)

  • joão comerlato diz: 18 de junho de 2015

    realmente uma época inesquecível. até hoje aindo tomo alguns vinhos como barbera , merlot, moscatel safras 59, 62, 66, (este espetacular) elaborado pelo meu pai, zeferino.
    se tiverem interesse tenho ainda algumas fotos.

Envie seu Comentário