Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Sociedade Caxiense de Mútuo Socorro em 1927

10 de junho de 2015 1

Década de 1920: a antiga sede, localizada na esquina das ruas Sinimbu e Garibaldi. Foto: acervo Mútuo Socorro, divulgação

Entre charretes e calhambeques Ford dos anos 1920, o prédio em destaque na foto acima ocupou a esquina das ruas Sinimbu e Garibaldi até meados da década de 1950.

O imóvel era a antiga sede da Società Italiana di Mutuo Soccorso di Caxias – hoje Sociedade Caxiense de Mútuo Socorro -, fundada em 11 de novembro de 1887 para prestar auxílio financeiro às famílias de imigrantes italianos que iam se estabelecendo pela região.

Além de ajudar os recém-chegados, cultivar as tradições e estreitar os laços comunitários, essas agremiações foram responsáveis ainda por introduzir o tradicional jogo de bocha em municípios como Caxias, Bagé, Pelotas, Porto Alegre e Rio Grande – os associados mais antigos, inclusive, costumavam afirmar que a entidade surgiu a partir do choque entre duas bolas de madeira de lei.

Clique nas imagens para ampliar.

Nostalgia: a cancha de bocha nos anos 1940. Foto: Studio Geremia, acervo Mútuo Socorro, divulgação

A cancha de bocha

As tradicionais disputas que costumavam animar as tardes de domingo do Mútuo Socorro até a década de 1930 tornariam-se campeonatos internacionais a partir dos anos 1940. Foi a época em que os imigrantes daqui passaram a enfrentar adversários do Uruguai e da Argentina.

Isso acabou contribuindo para que, em 1944, a entidade passasse a atender por Sociedade Caxiense de Bochas – denominação modificada para Sociedade Caxiense de Bochas Mútuo Socorro em 1963, quando o grupo já era uma referência na modalidade em todo o Rio Grande do Sul.

Na imagem abaixo, a lendária cancha em meados dos anos 1940, quando reunia dezenas de jogadores e seus filhos.

Mulheres, nem pensar…

Integrantes da diretoria em meados da década de 1920. À direita, sentado, o imigrante italiano Anselmo Beretta. Foto: Julio Calegari, acervo pessoal de Valter Beretta, divulgação

Os diretores

Em 27 de julho de 1927, a então denominada Sociedade Operária de Mútuo Socorro Príncipe de Nápoles reuniu-se para apresentar sua nova diretoria e a prestação de contas.

A ata original daquela assembleia – escrita em italiano – e suas disposições, além de outros documentos, atualmente compõem o acervo da família do empresário Valter Beretta. À época, o avô de Valter, o imigrante italiano Anselmo Beretta, integrava a diretoria, além de comandar a pioneira relojoaria da família – inaugurada em 1917 e atuante até hoje.

Na imagem acima, provavelmente de 1925, vemos Anselmo Beretta (o primeiro sentado à direita) e alguns dos fundadores da Sociedade. Conforme os nomes contidos nos documentos da época, estariam também na foto Valdemar Benetti, Domingos Zambon, Ernesto Bigarella, Dante Marcucci, Antonio Corazza, Angelo Nicola, Napoleone Ferrari, Pietro Lorenzoni, Eurico Cia, Benjamin Mascarello, Giovanni Castagnotto, Luiz Bertola, Romano Rossi e Caetano Fochesato, entre outros.

Anselmo Beretta morreu em 1927.

Registro do grupo de fundadores e sócios, em 1887. Foto: acervo Mútuo Socorro, divulgação

As atas

Abaixo, as atas da Sociedade de Mútuo Socorro Príncipe de Nápoles datadas de julho de 1927.

Foto: acervo pessoal de Valter Beretta, reprodução/Pioneiro

Foto: acervo pessoal de Valter Beretta, reprodução/Pioneiro

Foto: acervo pessoal de Valter Beretta, reprodução/Pioneiro

Foto: acervo pessoal de Valter Beretta, reprodução/Pioneiro

Foto: acervo pessoal de Valter Beretta, reprodução/Pioneiro

Foto: Daniela Xu, banco de dados/Pioneiro

Hoje, a Sociedade Caxiense de Mútuo Socorro (SCMS) está focada no segmento de previdência complementar. Foto: Daniela Xu, banco de dados/Pioneiro

Agradecimento

Esta coluna teve a colaboração de Valter e Beatriz Beretta.

Comentários (1)

  • Catiuscia Xavier diz: 10 de junho de 2015

    Rodrigo: o assunto “Associações de Mútuo Socorro” está sendo abordado neste momento no IV Simpósio Internacional de Imigração, na UCS!

Envie seu Comentário