Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Estácio Zambelli e um boneco de neve em 1965

20 de junho de 2015 2
Nevasca de 1965: um boneco com o toque do mestre Estácio Zambelli. Foto: acervo família Zambelli, divulgação

Nevasca de 1965: um boneco com o toque do mestre Estácio Zambelli. Foto: acervo família Zambelli, divulgação

A nevasca que cobriu Caxias de branco, em 19 e 20 de agosto de 1965, rendeu milhares de imagens lembradas até hoje. Neste final de semana, quando dá-se oficialmente por aberta a nova estação, recontamos a história de um boneco de neve que teve a “colaboração” de um dos mais reconhecidos escultores de Caxias do Sul: Estácio Zambelli (1897-1967).

Naquele inverno de 50 anos atrás, Celio Paulo Zambelli (filho de Estácio) e um grupo de amigos resolveram esculpir um dos tantos bonecos brancos que adornaram a cidade. A dificuldade veio na hora de dar forma ao rosto.

Foi quando a trupe resolveu pedir auxílio ao “mestre”. Com apenas uma colher de sopa, Estácio Zambelli rapidamente moldou a face da escultura, eternizada na foto acima.

O registro traz, além de Celio Zambelli (o primeiro à esquerda, ao fundo), os amigos Renato Volpini, José Mario Leitão, Sérgio Rosseto (o mais ao alto, ao fundo), Celso Gobbi, Sérgio Luiz Granzotto, José Polesso, Ronaldo Lima de Godoy (de blusão e cachecol no pescoço) e Mario Antonio Garibaldi (com a farda militar, à direita), além de outro não identificado. O boneco foi erguido na Avenida Júlio de Castilhos, esquina com a Andrade Neves, na frente da antiga Funilaria Rosseto.

Toda essa história foi lembrada no livro Os Filhos da Arte – Documentário Artístico de uma Família de Imigrantes, escrito por Irma Buffon Zambelli, esposa de Celio Paulo Zambelli e mãe de Tatiane e Fabiano Zambelli, que disponibilizaram a imagem.

Clique nas fotos para ampliar.

A Praça Dante Alighieri “gelada” em 1965. Foto: Hildo Boff, acervo pessoal de Ricardo Boff, divulgação

Na Praça Dante

Acima, outro registro “gelado” de agosto de 1965, desta vez da Praça Dante Alighieri, com o chafariz, o Clube Juvenil (à direita) e o Cine Central, adornado pelas famosas esculturas de… Estácio Zambelli.

Confira a história do Cine Central clicando AQUI.

Leia mais sobre o escultor Estácio Zambelli clicando AQUI.

Centenário

Em 2015, comemoram-se os 100 anos do lendário “Atelier de Escultura Michelangelo Zambelli & Cia Ltda”, fundado em 1915 na Av. Júlio de Castilhos, 815.

Parte dessa história pode ser conferida no Memorial Atelier Zambelli, junto ao Monumento Jesus Terceiro Milênio, nos Pavilhões.

Leia mais sobre o Atelier Zambelli AQUI.

A Praça Dante e o chafariz: nevasca de 1965 cobriu Caxias de branco na metade do mês de agosto. Foto: Hildo Boff, acervo pessoal de Ricardo Boff, divulgação

Canteiros da Praça Dante acumularam neve durante dois dias em agosto de 1965. Foto: Hildo Boff, acervo pessoal de Ricardo Boff, divulgação

Participe da coluna

Em 19 e 20 de agosto, data dos exatos 50 anos da nevasca de 1965, faremos uma coluna especial com imagens dos leitores. Você possui fotos do inverno daquele ano? Envie à coluna.

Confira mais fotos da neve de 1965 clicando AQUI.

Veja imagens de neve enviadas por leitores clicando AQUI.

Ícones de 1965: a neve, o Cine Guarany e o antigo Hotel Menegotto (ao fundo). Foto: Hildo Boff, acervo pessoal de Ricardo Boff, divulgação

Comentários (2)

  • joselinegaribaldi diz: 21 de junho de 2015

    É muito bom rever essa foto do meu irmão e amigos na neve

  • Alberto Rech diz: 21 de junho de 2015

    Prezado Rodrigo…Conheço vários dos guris da foto do boneco e tem mais um que não foi citado : o José Mario Leitão,de chapéu na frente do Celio e do Renato…..E tenho outra história sobre esta foto contado por outro amigo ….

Envie seu Comentário