Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Jango visita Caxias do Sul em 1959

23 de junho de 2015 0

Reunião do PTB: Mario Gardelin (em pé), Jango, Nestor Gollo, Rubem Bento Alves e Armando Biazus (à direita) em novembro de 1959. Foto: acervo pessoal de Beatriz Soldatelli Gollo, divulgação

Um ano após passar por Caxias do Sul, acompanhando o presidente Juscelino Kubitschek e o italiano Giovanni Gronchi, o vice João “Jango” Goulart retornou à Serra para apoiar os candidatos da sigla à prefeitura da cidade.

Foi em 3 de novembro de 1959, quando Jango, então presidente nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), participou de um comício na Praça Dante Alighieri em favor de Armando Biazus e de seu vice, Isidoro Moretto (pai do bispo emérito Dom Paulo Moretto).

A sequência de imagens deste post mostra Jango durante um breve encontro na casa do radialista, professor e ex-vereador Nestor Gollo. Ele aparece acompanhado ainda pelo jornalista e escritor Mário Gardelin (em pé), pelo então prefeito de Caxias, Rubem Bento Alves (à esquerda), e pelo candidato Armando Biazus (primeiro à direita). Na sequência, Jango pernoitou na residência do capitão Artemin Karan, deixando Caxias do Sul na manhã seguinte.

Armando Biazus venceu a eleição daquele ano, derrotando Hermes Webber (que já havia governado Caxias entre 1954 e 1955 e reassumiria o cargo entre 1964 e 1968). Na gestão de Biazus (1960-1963), o professor Nestor Gollo atuou também como secretário de Educação.

As imagens deste post integram o acervo pessoal de Beatriz Soldatelli Gollo, viúva de Nestor.

Clique nas fotos para ampliar.

Há 55 anos: Rubem Bento Alves, Nestor Gollo, Jango e o futuro prefeito de Caxias Armando Biazus. Foto: acervo pessoal de Beatriz Soldatelli Gollo, divulgação

Véspera de eleição: o prefeito Rubem Bento Alves, homem não identificado, Nestor Gollo, João Goulart e Armando Biazus. Foto: acervo pessoal de Beatriz Soldatelli Gollo, divulgação

O pleito municipal

Armando Biazus (PTB) recebeu 14.244 votos contra 13.101 de Hermes Webber, candidato do Partido Democrata Cristão (PDC)/ Frente Democrática. Isidoro Moretto e Edmundo Pezzi, os vices de cada um, receberam, respectivamente, 14.127 e 12.397 sufrágios.

Clique nas imagens para ler os textos originais.

Propaganda política veiculada no Pioneiro em 7 de novembro de 1959. Foto: reprodução/Pioneiro

Capa do Pioneiro destacou a vitória de Biazus. Foto: reprodução/Pioneiro

Matéria do Pioneiro trouxe o resultado do pleito municipal e os eleitos para o Legislativo. Foto: reprodução/Pioneiro

No Legislativo

Entre os 15 vereadores eleitos em 1959 também figurou a primeira mulher a ocupar uma cadeira no Legislativo caxiense: Ester Troian Benvenutti, filiada ao PTB.

A IV Legislatura da Câmara de Vereadores, entre 1960 e 1963, contou com mais 14 titulares: Pedro Simon, Raimundo Pessini, Pedro Olavo Hoffmann, Renan Falcão de Azevedo e Julio Costamilan (pelo PTB); Padre Eugênio Giordani, Jimmy Rodrigues, Bruno Ferdinando Nora e Clemente Barreto (PDC); Bernardino Conte e Angelo Antonio Scola (pelo Partido de Representação Popular – PRP); Manoel Ramos de Castilhos e Jorge Pereira Alves (Frente Democrática); e Percy Vargas de Abreu e Lima (pelo Partido Social Progressista – PSP).

Leia mais sobre a trajetória de Ester Troian Benvenutti clicando AQUI.

João Goulart, o primeiro ministro Tancredo Neves (C) e o governador do RS Leonel Brizola durante uma visita presidencial a Porto Alegre, em 1961. Foto: banco de dados/Agência RBS

Morte em 1976

Com a renúncia de Jânio Quadros e a Campanha da Legalidade, João Goulart foi empossado presidente da República em 1961, mas deposto pelo Golpe Militar de 1964, vindo a falecer durante o exílio na Argentina, em 6 de dezembro de 1976 – “oficialmente”, vítima de um ataque cardíaco, apesar de algumas evidências cogitarem o assassinato por envenenamento, a possível mando do governo militar de Ernesto Geisel.

Em 2013, mesmo ano em que foi realizada a autópsia, o Congresso Nacional devolveu simbolicamente o mandato presidencial ao político gaúcho.

Confira outras imagens da passagem de Jango por Caxias em 1958 clicando AQUI.

Envie seu Comentário