Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Outros tempos do Centro

30 de junho de 2015 1

O varejo do Eberle na Rua Sinimbu em 1982. Foto: Luis Carlos Leite, banco de dados/Pioneiro

Houve tempo em que circular pelo Centro para “ver as vitrines” era hábito noturno. Entre os anos 1960 e os 1980, conferir as novidades do Eberle após um cinema ou jantar nos arredores da Praça Dante era quase que obrigatório.

Todo iluminado e compreendendo boa parte da Sinimbu, entre a Marquês do Herval e a Borges de Medeiros, o varejo era uma festa para os olhos de crianças e adultos: exibia pratarias, utensílios domésticos, jogos de mesa, lembranças personalizadas e a vasta gama de produtos que fizeram a fama da empresa desde sua fundação, em 1896.

Atualmente tomado por tapumes, em função das obras para remodelação do prédio, o trecho deverá concentrar lojas e ser o principal acesso ao moderno centro comercial, de lazer e entretenimento – que, internamente, começa a tomar forma.

Na imagem acima, o interior da chamada Casa da Prata da Fábrica 1, em um registro de fevereiro de 1982.

Foto: Gilmar Gomes, banco de dados/Pioneiro

Calçadão e paralelepípedos: a Av. Júlio esquina com a Marquês do Herval em 1990. Foto: Gilmar Gomes, banco de dados/Pioneiro

Vizinhos

Onde ficava? Ao lado do Juvenil. Para quem foi estudante nos 1980 e 1990, esse era o ponto de referência da Livraria Sulina – na foto acima, captada em uma deserta Av. Júlio, ainda com o calçadão, em um domingo de outubro de 1990.

Em direção a São Pelegrino, outro clássico que marcou gerações de consumidores na Sinimbu, defronte ao São Carlos. Ofertas da Semana? Era com o Grilo Falante do Súper Calcagnotto.

Clique nas imagens para ampliar.

O Súper Calcagnotto em 1986. Foto: Maria da Graça, banco de dados/Pioneiro

Participe da coluna

Você possui fotos antigas do lendário Bar Pastelão, localizado no subsolo do prédio ao lado do Eberle, na Rua Sinimbu, ou da Bomboniére Cairo, ao lado do Juvenil? Envie para a coluna.

Comentários (1)

  • Marilena Turra diz: 1 de julho de 2015

    Muito legal!!!!!

Envie seu Comentário