Descendentes do pioneiros imigrantes italianos Tommaso Cofferri e Pasqua Pagani Cofferri voltam a se reunir. Espalhados por diversas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Espírito Santo, eles participam do IV Encontro da Família Cofferi, dia 6 de setembro, em Roca Sales, no Vale do Taquari.
A trajetória da família no Brasil remete a janeiro de 1877, quando Tommaso, a esposa Pasqua e os seis filhos saíram da localidade de Fara Olivana con Sola, na província de Bergamo, rumo ao porto de Gênova. O sonho de “fazer a América”, porém, foi pontuado por imprevistos. Durante a viagem, nasceu a sétima filha do casal, Maria, registrada brasileira. Na sequência, a mãe Pasqua adoeceu, provavelmente devido às precárias condições de higiene e infraestrutura do navio
Desembarcada no Porto de Paranaguá em 1º de abril de 1877, conforme carimbo no verso do passaporte familiar, Pasqua acabou falecendo menos de dois meses depois, em 28 de maio, no hospital da cidade paranaense.
Toda essa história foi descoberta em 2007, após a realização do primeiro encontro da família. Na época, o bisneto Ático Fassini buscou informações junto ao Livro de Registros de Óbitos de 1877 na Cúria Diocesana de Paranaguá. Os dados identificavam a bisavó como “Páscula Conferi, italiana, casada, marido ignorado e sepultada extra muris” (como indigente).
Após a morte da matriarca, Tommaso e os agora sete filhos foram obrigados a seguir viagem, desembarcando primeiramente no porto de Rio Grande. De lá, em embarcações menores, seguiram até Porto Alegre e Montenegro.
O destino, após dias de percurso pela mata fechada e com bagagens carregadas muitas vezes nas costas, era a antiga colônia de Conde D´Eu (Garibaldi e Coronel Pilar). Foi onde receberam o lote nº 85, na Linha Figueira de Melo. O título definitivo das terras chegou 10 anos depois, em 1887.
Morte em 1907
Após o falecimento de Pasqua,Tommaso nunca mais casou. Ele faleceu em 4 de junho de 1907, aos 78 anos.
Os sete filhos tiveram os seguintes casamentos: Tereza com Giuseppe Cenati; Gioanna com Lourenzo Tombini; Pascoal com Catarina Soldati; Stefano com Disolina Ferrari; Luigi com Lucrécia Tirloni; Angelo com Inocenta Scapini: e Maria com Giuseppe Barili.
Conforme a organização, o número de descendentes espalhados pelo Brasil chega a 3 mil pessoas.
Clique nas imagens para ampliar.
As imagens
Na foto acima o passaporte familiar, emitido em 1877, contendo os nomes do casal e dos filhos e as respectivas idades: Tommaso (48 anos), Pasqua (34 anos), os filhos Tereza (18), Gioanna (17), Pascoale (14), Stefano (12), Luigi (oito) e Angelo (três). Na coluna à esquerda eram descritas as características físicas do patriarca.
Abaixo, o recibo de pagamento de impostos de Tommaso Cofferri junto à Intendência Municipal de Bento Gonçalves, em 1892. As grafias do sobrenome variam bastante, tanto na Itália quanto nos cartórios brasileiros. Em inúmeros recibos consta o nome Cufferi Thomaso (com Th).
Nos registros de nascimento de dois filhos em Fara Olivana consta Cofferri. No passaporte aparece Coferri e, na entrada no Brasil, Cufferi.
O encontro
Mais informações sobre o encontro com Dolores Wiesel Cofferi, pelo e-mail dcofferi@terra.com.br ou pelos fones (54) 9972.5399 ou 3223.7113.
O encontro também está sendo divulgado via Facebook, na comunidade Família Cofferri.
Gostei muito de sua matéria e estou sempre procurando algumas informações o Senhor fala os casamentos onde casou Ângelo co Inocenta Scapini já procurei nas listas dos portos onde ouve os desembarque e os Scapini Desembarcaram no Espírito Santo onde encontrei meus bisavós e três filhos.Aqui eles tiveram mais filhos meu avô e outros. Vieram de Verona em 1922 Navio Las Palmas.
Sei que alguns deles sairam do ES. para o Paraná e Sta Catarina Fico grata por outras informaões. Sobrenome
Nome
Segundo_Nome
Parentesco
Idade
Pai
Mãe
Pesquisar
SCAPINI Cesare Pasquale Chefe 33 SCAPINI Antonio BROGNARA Regina
Pesquisar
TRAMBAJOLI Maria Esposa 26 TRAMBAJOLI Secondo
Pesquisar
SCAPINI Ernesto Filho 5 SCAPINI Cesare Pasquale TRAMBAJOLI Maria
Pesquisar
SCAPINI Angelo Filho 3 SCAPINI Cesare Pasquale TRAMBAJOLI Maria
Pesquisar
SCAPINI Rosa Filha 1 SCAPINI Cesare Pasquale TRAMBAJOLI Maria
gostaria de saber sobre a familia pontarolo, mais precisamente sobre bortolo pontarolo, foi ao parana com familia, mas nao consegui mais informacoes, se vc tiver acesso a algo envie, por favor.