Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Cine Memória: um tributo a Marlene Dietrich

18 de agosto de 2015 1

Daniela Conte encarna Marlene Dietrich na exposição assinada por Bruno Zulian. Cartaz reproduz a arte da peça original, de 1957. Foto: divulgação

O projeto Cine Memória, uma parceria entre a coluna e a Unidade de Cinema e Vídeo da Secretaria da Cultura, chega à sua segunda edição nesta quarta-feira, dia 19. E vem em dose dupla, a partir das 19h, no Centro de Cultura Ordovás.

A sessão do drama de suspense Testemunha de Acusação, baseado em um conto de Agatha Christie e dirigido pelo mestre Billy Wilder em 1957, será antecedida por uma exposição de fotos temática. Assinado por Bruno Zulian, o ensaio traz a produtora de moda Daniela Conte encarnando o mito Marlene Dietrich em uma sequência de fotos p&b inspirada na dúbia personagem.

Na trama, a cantora de cabaré Christine Vole (Dietrich) torna-se amante de um soldado americano para fugir da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra. Tempos depois, passa a ser a única testemunha capaz de inocentá-lo da acusação do assassinato de uma rica viúva. Porém, a senhora Vole surpreende a defesa e o próprio parceiro ao depor contra ele.

As imagens do ensaio destacam a mistura de frieza, mistério e glamour que caracterizaram Miss Vole e as dezenas de outras personagens vividas por Marlene em mais de 50 anos de carreira. O cenário? Um casarão da década de 1940 mantido praticamente intacto pelos proprietários na área central de Caxias do Sul.

As três fotos a seguir são apenas uma amostra do que você confere a partir desta quarta. Clique para ampliar.



Inspiração noir

O filme é um instigante drama de tribunal, um jogo de gato e rato típico de Agatha Christie, em que as verdadeiras motivações – e intenções – dos personagens são esclarecidas apenas nos minutos finais.

Temperando o suspense, pitadas de humor negro e a fina ironia de Billy Wilder, diretor do não menos notório Crepúsculo dos Deuses (1950).

A seguir, algumas das imagens originais do filme, que inspiraram o ensaio atual. Não dá pra perder!

 Cine Memória 2014: suspense de Hitchcock revisitado em mostra fotográfica.

Clássico de 1957: Marlene Dietrich vive uma dúbia “testemunha de acusação”. Foto: divulgação

Os astros Tyrone Power e Marlene Dietrich em 1957. Foto: divulgação

Imagem promocional do filme destacava a sensualidade e as famosas pernas da atriz. Foto: divulgação

Programe-se

O que: Cine Memória – Mostra fotográfica e exibição do filme Testemunha de Acusação
Quando: nesta quarta (19). Abertura da exposição às 19h. Exibição do filme às 20h30min
Onde: Sala de Cinema Ulysses Geremia, junto ao Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo – Caxias do Sul)
Quanto: entrada franca

A exposição

Fotos: Bruno Zulian
Modelo: Daniela Conte
Make-up e cabelos: Jefferson Hoffmann
Produção de figurino: Gabriela Basso
Quadros: Emílio Emoldurações
Agradecimento especial: Neco Leonardelli (produção e locações), Carine Turelly (Unidade de Artes Visuais) e Conrado Heoli (Unidade de Cinema e Vídeo)
Realização: Coluna Memória (Jornal Pioneiro) e Unidade de Cinema e Vídeo (Secretaria Municipal da Cultura). A mostra integra a programação da 8ª Semana de Fotografia de Caxias do Sul.
Visitação: de 19 de agosto a 19 de setembro, na Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás. Entrada franca.

Comentários (1)

  • Vera Mari Damian diz: 24 de agosto de 2015

    Muito legal – adorei a ideia deste projeto.

Envie seu Comentário