Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Honraria especial no centenário de Locatelli

18 de agosto de 2015 0
Aldo Locatelli em 1959, quando esteve na cidade para a entrega dos prêmios do Salão de Artes Plásticas de Caxias do Sul. Foto: Studio Geremia, divulgação

Aldo Locatelli em 1959, quando esteve na cidade para a entrega dos prêmios do Salão de Artes Plásticas de Caxias do Sul. Foto: Studio Geremia, divulgação

Cenário para a obra máxima do pintor em Caxias, a Igreja São Pelegrino foi o local escolhido para a entrega da Honraria Especial Aldo Locatelli: 100 anos de História e Legado.

Por meio de indicações da comunidade ao Legislativo caxiense, serão homenageados nesta terça, 18 de agosto, dia do centenário de nascimento do artista, cinco nomes com forte envolvimento com sua obra. A iniciativa partiu do vereador Gustavo Toigo (PDT).

Também será exibido um documentário sobre a vida e a obra de Locatelli, produzido pelos jornalistas Fábio Rausch e Luiz Claudio Farias e pelo documentalista Eduardo Reis.

A solenidade, aberta ao público, ocorre a partir das 20h.

Confira os homenageados:

Alvino Brugalli
No início dos anos 1960, a pedido do padre Eugênio Giordani, participou da organização da Associação de Cultura e Arte Aldo Locatelli (Scala), fundada em 1964.

Emilio Sessa (1913-1990)
Pintor italiano que desenvolveu a parte decorativa em composição com os afrescos de Locatelli. Também executou a pintura das 14 Obras de Misericórdia (os chamados anjos das laterais do templo), cujo projeto e esboços foram concebidos por Locatelli.

Ivan Antonio Furlan
Desde 1999 preside a Associação de Cultura e Arte Aldo Locatelli (Scala), entidade filantrópica voltada a reunir recursos para manter a obra do artista. Entre as ações esteve o primeiro restauro da Igreja São Pelegrino, entre 2002 e 2009.

Padre Eugênio Giordani (1910-1985)
Primeiro pároco da Igreja São Pelegrino. Coube a ele contratar Locatelli para idealizar e pintar as obras sacras a partir de 1951. O padre idealizou a Associação de Cultura e Arte Aldo Locatelli (Scala), que, desde 1964, busca manter vivo o legado do artista.

Véra Stedile Zattera
Professora, pesquisadora e autora do livro Aldo Locatelli, publicado pela Editora da UCS em 1995. Em um amplo trabalho de pesquisa, mapeou a trajetória artística e pessoal do artista na Itália e no Brasil.

Aldo Locatelli: um centenário para lembrar e homenagear.

Incêndio danifica painel de Locatelli em 1992.

Solenidade ocorre a partir das 20h, na Igreja São Pelegrino. Foto: Roni Rigon, banco de dados/Pioneiro

Envie seu Comentário