Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Encontro da família Stuani em Flores da Cunha

29 de agosto de 2015 1
Luiz Stuani e Adele Araldi com nove dos 14 filhos em 1910, na Linha 80, interior de Flores da Cunha. Foto: acervo de família, divulgação

Luiz Stuani e Adele Araldi com nove dos 14 filhos em 1910, na Linha 80, interior de Flores da Cunha. Foto: acervo de família, divulgação

A trajetória da família Stuani no Brasil remete a 1877, quando os pioneiros imigrantes partiram de Castelluchio, na Itália, tendo a Serra Gaúcha como destino. Passados 138 anos, os descendentes promovem no próximo sábado, dia 5 de setembro, o 1º Encontro da Família Stuani. A programação inclui missa na Igreja Santo Antônio e almoço junto à sede do Esporte Clube Rui Barbosa, na Linha 80, em Flores da Cunha.

Toda essa história teve início ainda em 1845, quando o italiano Giovanni Stuani casou com Maria Genovesi. Após a chegada ao Brasil, em 23 de maio de 1877, Giovanni, Maria, os filhos Angelo, Remigio e Francesco, e a mãe de Giovanni, Catterina, de 70 anos, adquiriram dois lotes de terras no Travessão Felisberto da Silva, na então Nova Trento, atual município de Flores da Cunha.

A partir daí, o trabalho na agricultura e a pecuária de subsistência acompanharam o rápido crescimento da família. Em 25 de abril de 1881, Angelo uniu-se a Giuditha Guerreschi, com quem teve 10 filhos. Entre eles o primogênito Luiz Stuani, que casou com Adele Araldi em 15 de setembro de 1902.

Dessa união nasceram outros 14 Stuanis: Dozolina, Maria Zaida, Angelo, José, Assunta Maria, Cláudio, Pierina, Ema, Reinaldo, Orlando, Pierina Maria, Orestes, Otávio e Nair. Luiz Stuani faleceu em 28 de agosto de 1945, aos 62 anos.

Informações desta coluna são uma colaboração do leitor Ronaldo Stuani, bisneto de Luiz e Adele.

A festa

A organização já contabiliza 400 confirmações. São aguardados familiares de Flores da Cunha, Caxias do Sul, Nova Araçá, Lages e São Paulo.

Mais informações na página 1º Encontro da Família Stuani, do Facebook, pelo e-mail stuanironaldo@hotmail.com, pelo fone (54) 8402.0000 ou pelo site familiastuani.blogspot.com.br

Comentários (1)

  • Ronaldo Andre Stuani diz: 30 de agosto de 2015

    Muito bom Rodrigo.
    Obrigado por divulgar a história da nossa e de muitas outras famílias da serra.

Envie seu Comentário