Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Festa da Uva de 1981: um quinteto de soberanas

05 de setembro de 2015 0

Soberanas de 35 anos atrás: a rainha Marilia Conte entre as princesas Silvana Moreira, Bebel Eberle, Magda Martini e Nora Torelly. Foto: Edson Correa, banco de dados/Pioneiro

Neste final de semana (5 e 6), quando serão escolhidas as soberanas da Festa da Uva 2016, recordamos de algumas curiosidades do primeiro certame ocorrido na década de 1980.

Na edição de 1981, por exemplo, a rainha Marília Conte teve a companhia de quatro princesas, o dobro de hoje: Magda Martini (representante do Recreio Cruzeiro), Silvana Magnabosco Moreira (do Clube Juvenil), Maria Isabel Eberle (também do Juvenil) e Nora Torelly (do Café Soçaite).

O quinteto foi escolhido em 9 de agosto de 1980, durante um luxuoso baile de gala no Recreio da Juventude, entidade de Marilia. Na composição do júri, nomes como Danuza Leão, o colunista e apresentador Roberto Gigante e o ator José Lewgoy.

Após os desfiles individual e coletivo, seguidos do show do cantor Luis Ayrão, foi anunciada pelo presidente da comissão julgadora, Luiz Carlos Miéle, uma “surpresa”: a rainha seria acompanhada por quatro princesas.

A justificativa do presidente da festa, Flávio Salomoni, veio na sequência: foi para tornar o resultado mais justo, “em virtude do alto nível das 24 candidatas”.

Clique nas imagens para ampliar.

Annemarie Brugger, rainha de 1978, passa a faixa para Marilia em 1981. Foto: Edson Correa, banco de dados/Pioneiro

Baile de gala: Marilia desfila nos salões do Recreio da Juventude. Foto: Edson Correa, banco de dados/Pioneiro

Marilia Conte é escolhida a rainha da Festa da Uva de 1981. Foto: Edson Correa, banco de dados/Pioneiro

Marilia e os pais, Othon Joel Conte e Dilva Slomp Conte, na noite em que foi escolhida rainha. Foto: Edson Correa, banco de dados/Pioneiro

Coroação um mês depois

A coroação de Marilia ocorreu em 26 de setembro, no encerramento da I Feira Nacional de Materiais de Construção (Fenamco), que ocorria nos Pavilhões.

Na ocasião, Marília recebeu a coroa de sua antecessora, Annemarie Brugger, e da senhora Odila Zatti Festugatto, a segunda rainha da história da festa, escolhida em 1934. Já as princesas receberam as faixas de Marta Mugnol e Rosemari Bergoli da Luz, as titulares de 1978.

Na imagem abaixo vemos as soberanas com os pais da rainha, Othon Joel Conte (in memoriam) e Dilva Slomp Conte. A partir da esquerda estão Magda, Silvana, Marilia, Nora e Bebel.

Empresário e ex-sócio-proprietário do jornal Pioneiro, juntamente com o irmão Bernardino Conte, seu Joel faleceu em 6 de junho último, aos 93 anos.

Marilia Conte Daros atualmente mora nos Estados Unidos.

O quinteto com os pais de Marilia, Othon Joel e Dilva Conte. Foto: Edson Correa, banco de dados/Pioneiro

Um registro para a posteridade: Bebel (ao alto), Magda, Silvana, Nora e Marilia. Foto: Edson Correa, banco de dados/Pioneiro

O formato

O formato rainha e quatro princesas remete ao início dos anos 1960. Em 1961, Helena Robinson foi acompanhada por quatro princesas: Tânia Geremia, Jussara Queiroz, Enrica Pashero e Maria Helena Triches Minghelli.

Na festa de 1965, a rainha Silvia Celli teve a seu lado as princesas Clara Maria Nesi, Ana Maria Botelho, Martha Campos De Carli e Maria Paula Pezzi Portela.

Em 1969, Elisabeth Menetrier dividiu o reinado com Lisana Schumacher, Ana Cristina Rodrigues, Elizabeth Corsetti e Jocelia Pizzamiglio.

Já a edição de 1972, a última a contar com um quinteto, foi representada pela rainha Margareth Trevisan e pelas princesas Ana Meri Prataviera, Maria Signori, Neide Maria Rossetti e Lia Beatriz Keller.

A configuração trio deu-se a partir de 1975, com apenas uma exceção (em 1981).

Miss Brasília visita a Festa da Uva de 1961.

Um ensaio com as soberanas de 1965.

A inauguração dos Pavilhões da Festa da Uva em 1975.

Hora da valsa: Marilia Conte dança com o empresário Flávio Salomoni, presidente da Festa. Foto: Edson Correa, banco de dados/Pioneiro

Flavio Salomoni e uma homenagem aos ex-presidentes da Festa da Uva Julio Ungaretti (edição de 1954) e Ottoni Minghelli (edição de 1965). Foto: Edson Correa, banco de dados/Pioneiro

O quinteto de soberanas e a foto que estampou a capa do Pioneiro em 13 de agosto de 1981. Foto: Edson Correa, banco de dados/Pioneiro

Repecussão na imprensa

Edição do Pioneiro de 13 de agosto de 1981 destacou o baile e a escolha em duas páginas. A cobertura jornalística ficou a cargo dos colunistas sociais Paulo Gargioni e Margot Sauer.

Clique nas imagens para ler o texto original da época e ver quem passou por lá, há 35 anos.

Foto: reprodução/Pioneiro

Foto: reprodução/Pioneiro

Foto: reprodução/Pioneiro

Desfile na Sinimbu

A seguir, dois registros do corso alegórico pela Sinimbu. Marilia e as quatro princesas desfilaram no carro denominado “Uva Rainha”.

O desfile pela Sinimbu. Foto: banco de dados/Pioneiro

Carro das soberanas ganhou o nome de Uva Rainha. Foto: banco de dados/Pioneiro

 No estande

Por fim, um registro das soberanas conferindo as edições do Pioneiro e do Jornal de Caxias com a cobertura da festa, junto ao estande da empresa nos Pavilhões.

O quinteto nos Pavilhões. Foto: banco de dados/Pioneiro

Envie seu Comentário