Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Pedro Tessari: uma gruta no Lar da Velhice São Francisco de Assis

08 de setembro de 2015 1

Solenidade religiosa no Lar da Velhice em meados dos anos 1970, com a gruta ao fundo. Foto: acervo Lar da Velhice São Francisco de Assis, divulgação

A coluna alusiva ao aniversário de 50 anos de fundação do Lar da Velhice São Francisco de Assis, lembrado em 16 de maio último, serviu também para trazer à tona diversos registros da trajetória do lugar.

Entre dezenas de imagens e documentos guardados no arquivo da instituição desde 1965, muitos carecem de identificação e data. É o caso da foto ao lado, provavelmente da solenidade de inauguração da gruta e da bênção das imagens sacras existentes no jardim interno do Lar.

No formato de mãos em prece (ao fundo), a obra foi desenvolvida pelo pedreiro, construtor e escultor Pedro Tessari (in memoriam), responsável também por uma gruta no Colégio Madre Imilda e uma sereia na piscina da antiga sede do Clube Palermo.

Integrando a seção Amnésia, apelamos para a colaboração dos leitores. Você reconhece as pessoas da imagem, a data e o contexto da solenidade? Entre em contato com a coluna.

Clique nas imagens para ampliar e ler os textos originais.

Matéria do Pioneiro em 1996 destacou obras do pedreiro e escultor Pedro Tessari. Foto: reprodução/Pioneiro

O acervo

Parte do acervo fotográfico e documental com a história do Lar da Velhice São Francisco da Assis atualmente está sendo organizada e digitalizada por uma equipe do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.

O trabalho também recebeu o auxílio de Pedro Gilberto Aloise, neto de José Angelo Aloise, diretor e um dos principais mentores da campanha para a construção do Lar da Velhice, desde o final da década de 1950.

Aloise, que faleceu em 1972 e está sepultado na capela do Lar, faria 125 anos no próximo dia 19 de setembro.

Para ajudar

O Lar da Velhice abriga atualmente 72 internos e sua manutenção também depende da ajuda comunitária.

Doações de alimentos (leite, arroz, feijão, biscoitos, açúcar, azeite, entre outros) podem ser feitas diretamente na sede (Rua Antônio Pierucini, 85, bairro Marechal Floriano) ou pelo fone (54) 3225.1677.

Comentários (1)

  • Marilena diz: 9 de setembro de 2015

    O lar da velhice aceita moveis? Camas(casal) e colchão,por ex?Já ofereci doações destes objetos, mas não foram aceitas.

Envie seu Comentário