Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Festa da Uva 1965: miss, bomba e cuia no desfile

12 de setembro de 2015 0

Rosa Maria Gallas desfila no carro da Metalúrgica Abramo Eberle. Foto: Hildo Boff, acervo pessoal de Ricardo Boff, divulgação

Em época de festejos farroupilhas e a poucos meses da Festa da Uva 2016, recordamos da passagem da Miss Rio Grande do Sul pela edição de 50 anos atrás. Em fevereiro de 1965, Rosa Maria Gallas, eleita Miss RS em 1964, foi o destaque do carro da Metalúrgica Abramo Eberle.

O veículo foi idealizado pelo médico e artista plástico Darwin Gazzana, que valeu-se de uma enorme cuia construída em jacarandá e de uma bomba em ouro e prata. Uma engrenagem – símbolo da indústria caxiense – e o letreiro da empresa banhados a ouro foram outros destaques da estrutura, que valorizava o tradicional hábito gaúcho e evidenciava o luxo dos produtos Eberle.

A decoração era complementada por cachos de uva, arranjos florais e uma espécie de tela na base.

Clique nas imagens para ampliar.

Um ensaio com as soberanas de 1965.

Luxo e riqueza de detalhes, obra do artista plástico Darwin Gazzana. Foto: Hildo Boff, acervo pessoal de Ricardo Boff, divulgação

No Rincão da Lealdade

Conforme matérias publicadas pelo Pioneiro em 21 de fevereiro de 1965, a parte técnica ficou a cargo de Carlos Pettinelli e de um grupo de netos do fundador da empresa, todos sob a orientação de João Brunelli.

O cortejo teve ainda a participação de 20 cavalarianos do CTG Rincão da Lealdade. Ainda segundo registros da época,cuia e bomba teriam sido doadas pela metalúrgica ao CTG.

Lanifício Gianella na Festa da Uva 1965.

Cuia trazia letreiro da empresa banhado a ouro, além de uma bomba em ouro e prata. Foto: Hildo Boff, acervo pessoal de Ricardo Boff, divulgação

Miss de Montenegro

Representante de Montenegro, Rosa Maria Gallas sucedeu Ieda Maria Vargas, eleita Miss RS em 1963 e posteriormente Miss Brasil e Miss Universo.

Conforme informações contidas no blog História do Vale do Caí, Rosa Maria também se destacou no concurso de Miss Brasil, ficando entre as nove semifinalistas. Ela participou ainda do concurso Miss Mundo, ficando entre as finalistas.

Depois de todas essas vitórias, a gaúcha passou por um período de atividade frenética. Recebia convites para participar de eventos constantemente e viajava tanto que nem fazia mais as malas. Apenas as refazia.

- Eu dormia com os cabelos enrolados com grampos e sempre cobertos por um lenço, pois eles precisavam estar impecáveis no dia seguinte – disse ela, relembrando aqueles tempos agitados.

Edição do Pioneiro de março de 1965 destacou o corso e o carro com a miss. Foto: reprodução/Pioneiro

Colaboração

Imagens e slides coloridos desta página foram cedidas pelo leitor Ricardo Boff, filho do fotógrafo Hildo Boff, que registrou várias edições do evento na década de 1960.

O robô do Grapette na Festa da Uva de 1965.

Michelin Filmes: a Festa da Uva de 1969.

Cuia e bomba do carro teriam sido doados ao CTG Rincão da Lealdade. Foto: Hildo Boff, acervo pessoal de Ricardo Boff, divulgação

Envie seu Comentário