Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Acervo de Honeyde Bertussi em exposição na UCS

15 de setembro de 2015 0

Convite para um show de Honeyde em 1982, no Cine Ópera, integra o acervo do Instituto de Memória Histórica e Cultural da UCS. Foto: Jonas Ramos, reprodução/Pioneiro

Integrado à programação da 9ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), o Instituto de Memória Histórica e Cultural (IMHC) da UCS também abre suas portas à comunidade.

Durante uma semana, de 21 a 25 de setembro, serão promovidas diversas atividades gratuitas e direcionadas a estudantes dos ensinos fundamental e médio. Entram aí oficinas, visitas guiadas e exposições.

Uma das mostras destacará parte da trajetória do músico tradicionalista Honeyde Bertussi (1923-1996), cujo acervo encontra-se em processo de doação ao IMHC pela família. O conjunto engloba discos, fitas cassetes, gaita, violão, chapéu, uma bomba de chimarrão e até utensílios de uso pessoal, como óculos e um antigo estojo de barbear.

A exposição Honeyde Bertussi – O Cancioneiro das Coxilhas ficará em cartaz de 21 a 30 de setembro na Galeria Universitária (em frente ao UCS Cinema) e poderá ser conferida inclusive aos finais de semana.

Aos alunos serão oferecidas ainda oficinas de escavação arqueológica junto ao Lepar (Laborário de Ensino e Pesquisas Arqueológicas) – dialogando com o tema desta edição, Museus e Memórias Indígenas - e de conservação e preservação de documentos e fotografias.

Clique nas imagens para ampliar.

Honeyde Bertussi desfila no carro alegórico de Criúva na Festa da Uva de 1969. Foto: acervo pessoal de Andréa Sandi, divulgação

Na Festa da Uva

Pegando carona na mostra e na Festa da Uva, reproduzimos acima um flagrante do carro do distrito de Criúva no desfile de 1969. Além de Honeyde, vemos Clauddino Picolotto e o sub-prefeito Darci José Sandi (guiando o veículo). A imagem integra o acervo de Andréa Sandi.

Programe-se

* O que: 9ª Primavera dos Museus na UCS
* Quando: de 21 a 25 de setembro
* Onde: oficinas e visitas no Instituto de Memória Histórica e Cultural (IMHC) – Sala 105, Bloco 46 da UCS. Exposição de Honeyde Bertussi na Galeria Universitária.
* Informações: escolas podem agendar atividades pelo fone (54) 3218.2167.

Envie seu Comentário