Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Primavera dos Museus a partir do dia 21

18 de setembro de 2015 0


Várias atividades ligadas à história e à preservação do patrimônio ganham evidência a partir desta segunda (21), quando inicia-se a 9ª Primavera dos Museus. Todas as iniciativas têm entrada franca, mas algumas necessitam de agendamento de escolas.

A 9ª Primavera dos Museus, cujo tema é Museus e Memórias Indígenas, é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

MUSEU MUNICIPAL

Segunda, dia 21, às 19h
* Palestra Arqueologia e Musealização da Paisagem: Refletindo sobre a Construção de Memórias de um Passado sem Lugar, com o arqueólogo Rafael Corteletti.

Quarta, dia 23, às 18h30min
* Palestra Conservação Preventiva e Restauração em Acervos Públicos, com a professora Denise Spiandorello. A atividade é promovida pela Associação dos Amigos da Memória e do Patrimônio Cultural de Caxias do Sul (Moúsai).

Quanto: ambas têm entrada franca.

Informações: (54) 3221.2423

Na UCS: IMHC oferece diversas oficinas a estudantes. Foto: Anthony Beux Tessari, divulgação

IINSTITUTO DE MEMÓRIA HISTÓRICA E CULTURAL (IMHC) DA UCS

* Exposição Honeyde Bertussi: O Cancioneiro das Coxilhas. Até dia 30, na Galeria Universitária (defronte ao UCS Cinema).

* Exposição Patrimônio Cultural e Sociedade Sustentável, aberta à visitação no IMHC (Bloco 46, defronte ao zoológico).

* Ação Educativa: jogos educativos e virtuais para o público infantil com fontes do IMHC/UCS (quebra-cabeça, fotos para colorir, caça ao tesouro, jogos de adivinhação). De 21 a 25 de setembro, das 9h às 22h.

* Ação Educativa: visitas guiadas aos acervos e programas que compõem o IMHC/UCS, com informações sobre a conservação de documentos. De 21 a 25 de setembro, das 9h às 22h.

* Ação Educativa: escavação arqueológica simulada no Laboratório de Ensino e Pesquisas Arqueológicas (Lepar). De 21 a 25 de setembro, das 9h às 17h.

* Oficinas com documentos históricos sobre temáticas variadas. De 21 a 25 de setembro, das 9h às 22h.

* Oficinas de preservação de documentos em papel e fotografias. Processo de higienização, costura e acondicionamento. De 21 a 25 de setembro, das 9h às 22h.

* Pocket show com Hiram Fros, Rodrigo Susin e William Monteiro. No repertório, músicas relacionadas à primavera. Dia 22, das 19h30min às 20h, no IMHC.

Informações: agendamento para as ações educativas e oficinas pelo (54) 3218.2167 ou imhc@ucs.br.


INSTITUTO BRUNO SEGALLA (CAMPUS 8 DA UCS)

Terça, dia 22, das 20h às 22h

* Mesa redonda Memórias Indígenas no RS, com Marcio André Braga, Patricia Pereira Porto e João Tonus. A apresentação é de Sinara Boone, com mediação de Mirella Honorato.

Entrada franca. Será fornecido certificado de participação.

Envie seu Comentário