Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Segunda Guerra Mundial: doação para enriquecer a história

21 de setembro de 2015 1

Alberto Arioli, autor do Livro Cabedelo – A Odisséia de uma Vida. Foto: Cleodes de Oliveira, divulgação

No ano em que são recordados os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as memórias de um caxiense que participou do conflito agora também servem de auxílio pedagógico nas escolas municipais.

A Divisão de Museus da Secretaria da Cultura acaba de entregar 86 volumes do livro Cabedelo – A Odisseia de uma Vida, de Alberto Arioli, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), à Secretaria Municipal da Educação. Arioli, que participou das batalhas de Monte Castelo e Montese em 1945, detalhou às diretoras das escolas municipais a participação dos pracinhas da Serra gaúcha no conflito.

O encontro foi uma espécie de amostra do conjunto de atividades que o Museu dos Ex-Combatentes da FEB costuma oferecer: palestras, aulas, exposição de fotos e visitas guiadas.

Mas memórias de guerra não ficaram por aí: por ocasião dos 70 anos do conflito, Arioli recentemente esteve na Itália, visitando os locais onde combateu em 1945, com sua Thompson de 22 tiros. Mensalmente, ele também participa da confraternização dos ex-combatentes. O tradicional almoço da primeira quarta-feira de cada mês costuma reunir amigos e familiares no espaço, carinhosamente chamado de “Casamata dos Pracinhas”.

Arioli participou de debate com professores da rede municipal. Foto: Cleodes de Oliveira, divulgação

Visite 

O quê: Museu dos Ex-Combatentes da FEB na 2ª Guerra Mundial
Endereço: Rua Visconde de Pelotas, 249, Centro
Visitação: terça a sábado, das 9h às 17h (horário alternativo mediante agendamento)
Contato: (54) 3901.1422

Autor salientou importância do tema no currículo escolar. Foto: Cleodes de Oliveira, divulgação

Comentários (1)

  • sr. Jacy Carlos Stangherlin diz: 21 de setembro de 2015

    Parabéns ao autor, Alberto Arioli, pela obra literária “Cabedelo”. Aliás, o titulo desperta curiosidade pelo significado: “pequeno cabo e/ou montículo de areia próximo da foz de rio.” Porque ?

Envie seu Comentário