Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Na estrada desde 1950

23 de setembro de 2015 0

O início: Raul Bedin (junto à porta do motorista) e parte dos irmãos posam com o novíssimo caminhão Chevrolet em 1945. Foto: acervo pessoal, divulgação

Um caminhão Chevrolet 1945, utilizado pelo agricultor Raul Bedin (1924-1999)para o transporte de vinho entre as antigas cantinas da região, marcou o início de uma trajetória que, em 2015, chega aos 65 anos. Em sessão solene nesta quarta (23) à noite, na Câmara de Vereadores, essa e várias outras histórias serão recordadas pela direção e funcionários da Transportes Panex.

Todo esse percurso remete a Caxias do Sul de 1945, quando o jovem Raul trabalhava como agricultor na propriedade rural do pai, juntamente com mais 14 irmãos. De olho num negócio próprio, vislumbrou essa possibilidade atuando como caminhoneiro. Quando o pai comprou um Chevrolet 1945, com capacidade para três toneladas de carga, para fazer o transporte de vinho entre as cantinas, não houve dúvida: Raul foi o escolhido para ser o motorista.

Passados cinco anos e muitos quilômetros pelo interior, o agricultor associou-se ao cunhado Samuel Antoniazzi. Surgia aí, com a parceria de mais um sócio, o Expresso Bedin, atuante durante toda a década de 1950 – o transporte de cargas abrangia Caxias, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Já em 15 de julho de 1963, a então Expresso Bedin adquiriu a Transportes Panex, empresa de abrangência nacional com sede em Porto Alegre (RS) e filiais e representantes nas principais cidades brasileiras.

É dessa época, mais especificamente de 1967, o registro abaixo, onde o sócio-majoritário Raul Bedin (primeiro à esquerda) e o sócio Livio Bedin (segundo à direita) confraternizam com clientes da filial de Porto Alegre. Mais abaixo, um registro de seu Raul em 1975, época em que a sede da empresa localizava-se no térreo da casa do fundador, na Rua Garibaldi, centro de Caxias.

Foto: acervo pessoal, divulgação

Em 1967: Raul Bedin (primeiro à esquerda), Lívio Bedin (segundo à direita, de bigode) e clientes da filial de Porto Alegre. Foto: acervo pessoal, divulgação

Em família

A partir de 1981, os filhos de Raul Bedin começam a participar da gestão da empresa. É do atual diretor-presidente, Paulo Bedin, filho de Raul, o registro abaixo, de 1970, quando o jovem de 16 anos iniciava sua trajetória na Panex.

Em 1975: Raul Bedin em ação em Caxias do Sul. Foto: acervo pessoal, divulgação

Em 1970: Paulo Bedin, então com 16 anos (D), um motorista da empresa e o caminhão com o antigo logotipo da Panex. Foto: acervo pessoal, divulgação

Em 1974: Paulo Bedin na sede em Caxias. Foto: acervo pessoal, divulgação

Vídeo

Durante a sessão na Câmara nesta quarta (23) também será exibido um audiovisual com depoimentos de personagens que participaram dos 65 anos da Transportes Panex.

Envie seu Comentário