Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Paralamas do Sucesso no Recreio da Juventude em 1985

01 de outubro de 2015 1

Eles retornam à cidade nesta sexta (2), mas é obrigatório recordar da estreia dos Paralamas do Sucesso em solo caxiense, há 30 anos. Foi em 14 de junho de 1985 que Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone botaram para dançar – e namorar – a galera quarentona e cinquentona de hoje.

Em tempos em que locais para abrigar grandes shows eram limitados, o então recém-construído ginásio de esportes do Recreio da Juventude lotou. Na carona do sucesso da apresentação no primeiro Rock in Rio, realizado em janeiro, o trio chegou respaldado pelos megahits Óculos e Meu Erro, as baladas Me Liga e Romance Ideal, a biográfica Vital e sua Moto e a surreal Assaltaram a Gramática (Sequestraram a fonética, violentaram a métrica…).

Mesmo com apenas dois discos na bagagem, Cinema Mudo (1983) e o antológico O Passo do Lui (1984), responsável por imprimir sua identidade musical, o grupo já destacava-se como um dos principais representantes do emergente BRock – o chamado rock brasileiro da geração 80. Desfrutava ainda de ótimas críticas, em especial da amiga Ana Maria Bahiana, autora do release de divulgação do segundo álbum.

Reportagem do Pioneiro de 14 de junho de 1985 reproduziu esse texto. Clique nas imagens acima e abaixo para ampliar e ler as matérias originais da época.

Promoção do Departamento Jovem

O show foi uma promoção do Departamento Jovem do RJ, com a coordenação do produtor e DJ Luiz Carlos Ferronato.

Representante em Caxias da Opus Produções, em parceria com o jornalista Renato Henrichs, Ferronato também foi responsável pela vinda de outros ícones dos anos 1980 a Caxias, como RPM, Titãs, Ultraje a Rigor e Lobão.

Colaboração

A pesquisa para as informações desta coluna teve a colaboração do documentalista Eduardo Ziegler Reis, diretor do Centro de Memória da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

Curiosidades

* Em 1985, o Recreio da Juventude foi responsável por trazer os três shows nacionais de maior repercussão no Rock in Rio: Paralamas, Barão Vermelho e Alceu Valença.

* Os ingressos, a Cr$ 15 mil, estavam à venda no Dedão Surf Shop e na Áudio Caxias, lembram?

* Jornais de circulação nacional definiam o som do grupo como “reggae branco”.

* Em junho de 1985, os antigos cinemas de rua de Caxias exibiam O Iluminado, com Jack Nicholson (Cine Central), O Exterminador do Futuro, com Arnold Schwarzenegger (Guarany), Os Gritos do Silêncio (Imperial), Momento Inesquecível (Cine Vêneto) e o pornô Bacanal na Ilha das Ninfetas (Ópera).

Participe

Você estava no show de 30 anos atrás? Conte suas lembranças daquela noite no blog Memória.

Comentários (1)

  • Ben Hur Sozo da Silva diz: 1 de outubro de 2015

    Grande dia!!! Eu e meu grande amigo Ezequiel estávamos naquele ginásio lotado. Tinha 13 anos de idade e iniciava uma idolatria que levo comigo até hoje, com muitos shows dos Paralamas ao longo desses 30 anos.
    Não sei se foi naquela data, mas contam que após o show, Hebert, João, Bi e José Fortes (empresário da banda) foram até ao Incitatus para jantar. Após a janta os caras deram uma “canja” no local.
    Vida longa à família Paralamas do Sucesso!
    Ben Hur
    Ben Hur

Envie seu Comentário