Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Encontro da família Bortoloso em Otávio Rocha

05 de outubro de 2015 0

O antigo casarão da família, no centro de Otávio Rocha. Foto: acervo de família, divulgação

O distrito de Otávio Rocha, em Flores da Cunha, sedia neste domingo (11) o 2º Encontro da Família Bortoloso. A reunião tem como lema Bortoloso del Brasile, ritorno alle origine, uma vez que o local se caracteriza como ponto de chegada da família ao Brasil.

Foi no antigo Travessão Marcolino Moura, região então pertencente a 10ª Légua da Colônia Caxias, que, em 1882, o imigrante Giovanni Bortoloso, a esposa Ângela Balchiero e os filhos se estabeleceram.

Oriundo de San Vito de Leguzzano, província de Vicenza, o casal é considerado um dos fundadores de Otávio Rocha, tendo montado a pioneira bodega do lugarejo e instalado uma cancha de bochas para a união dos imigrantes – não muito longe seria construída também a primeira capela, nas terras da família de Giuseppe Fracasso.

Foto: acervo de família, divulgação

Rosina e Valentin Bortoloso. Foto: acervo de família, divulgação

Os filhos

Giovanni e Angela tiveram seis filhos: Valentin Bortoloso (casado com Rosina Molon, na foto acima), Santa Bortoloso (casada com Selvino Stefanon), Luízi Bortoloso (casado com Antonieta Molon), Francisco Bortoloso (casado com Ana Molon), Ana Bortoloso (casada com Umberto Molon, foto abaixo) e Pulguéria Bortoloso (casada com Selvio Galiotto).

Umberto Molon e Ana Bortoloso. Foto: acervo de família, divulgação

Parceria

Informações desta coluna são uma  colaboração do escritor e pesquisador Floriano Molon.

Programa

* O programa deste domingo inclui café da manhã no Grêmio Esportivo Otávio Rocha, missa na Igreja Matriz São Marcos e fotografia coletiva na escadaria da Igreja, seguida de almoço de confraternização. O 1º encontro dos Bortoloso foi realizado em 2012, na cidade de Videira (SC).

* Reservas de ingressos e informações pelo fone (54) 3279.1465 e e-mails maristelabm@terra.com.br e ivo.bortoloso@yahoo.com.br.

Envie seu Comentário