Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Sanguanel, um mito da imigração em livro infantil

07 de outubro de 2015 0

Obra escrita e ilustrada por Juventino Dal Bó e Tadiane Tronca tem lançamento nesta quinta (8), no Museu Municipal. Foto: reprodução/Pioneiro

As comemorações dos 140 anos de imigração italiana na região também trazem à tona um projeto pra lá de bacana que permaneceu engavetado por cerca de duas décadas – mas que está diretamente atrelado ao tema. Trata-se do livro infanto-juvenil O Segredo dos Baús, escrito e ilustrado a quatro mãos pelos autores Juventino Dal Bó e Tadiane Tronca (foto ao lado).

Com lançamento nesta quinta, dia 8, no Museu Municipal, a obra faz um recorte lúdico do processo de imigração, incluindo aí um “viajante clandestino” entre as panelas, enxadas e apetrechos que costumavam encher os baús dos pioneiros colonizadores.

Trata-se do mítico Sanguanel, personagem que povoou o imaginário popular em pencas de histórias contadas nas antigas colônias de origem italiana. A sapeca e tantas vezes temida figura não é a única personagem da história, porém costura toda a narrativa por ser sinônimo de inquietação e sonho, uma clara referência à saga imigrante.

– Queríamos revisitar um mito conhecido, tratando-o com um olhar inovador, mas sem dar lição de moral. Um livro para crianças tem de ser divertido e possibilitar novas ideias, não ditar sentenças ou deteminar o que vale para gregos e troianos – diz Tadiane.

Dando nós em roupas, rabiscando fotos e colorindo o navio durante a viagem ou atacando as plantações e trançando as crinas dos cavalos nas colônias, o personagem mescla-se de tal forma à trama que suas traquinagens transmutam-se em uma divertida aula de história.

Não por acaso haverá uma nova sessão de autógrafos na próxima segunda, Dia da Criança. Será na Feira do Livro, na Praça Dante Alighieri, a partir das 16h.

Imperdível!

Clique nas imagens para ampliar.

Os autores Juventino Dal Bó e Tadiane Tronca. Foto: Catiuscia Xavier, divulgação

Agende-se

O que: O Segredo dos Baús, de Juventino Dal Bó e Tadiane Tronca
Quando: nesta quinta, 8, às 20h
Onde: Museu Municipal (Rua Visconde de Pelotas, 586 – Caxias do Sul). Dia 12, às 16h, o livro será lançado também na Feira da Livro, na Praça Dante
Quanto: R$ 15
Apoio: Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul, Museu Municipal e Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami

As ilustrações

O trabalho de ilustração coube aos dois autores: Tadiane trabalhou os desenhos no computador, enquanto Juventino privilegiou as colagens.

Peripécias do Sanguanel ilustram várias páginas do livro. Foto: reprodução/Pioneiro

Traquinagens do Sanguanel. Foto: reprodução/Pioneiro

Foto: reprodução/Pioneiro

Extras

O leitor também é contemplado com um glossário de termos e expressões típicas em italiano e uma antiga receita dos mestres padeiros sanguanéis: o Fregolá do Sanguanel.

Participe

Você recorda de alguma história de Sanguanel contada por seus ante-passados, pais ou avós? Deixe seu relato.

Envie seu Comentário