Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Festa da Uva: um desfile pela Sinimbu em 1972

19 de outubro de 2015 0

O carro das soberanas, com a rainha Margareth Trevisan (ao centro), foi inspirado nas fontes romanas. Foto: Hildo Boff, acervo pessoal de Ricardo Boff, divulgação

Com a opção pela Plácido de Castro, desfiles da Festa da Uva pela Rua Sinimbu a partir de 2016 são, definitivamente, coisa do passado. Então, nada melhor do que recordar do corso alegórico que inaugurou oficialmente as transmissões em cores pela TV.

Foi em 1972, quando a cidade também dava adeus a uma tradição de 18 anos: a festa no antigo Pavilhão de Exposições, inaugurado em 1954, na Rua Alfredo Chaves.

1972: o último ano do pavilhão da Rua Alfredo Chaves.

A inauguração dos Pavilhões em 1975.

Nas fotos deste post, o carro das soberanas no auge do corso: a passagem defronte à Catedral Diocesana. Ao centro vemos a rainha Margareth Trevisan, representante do Recreio da Juventude, acompanhada pelas princesas Ana Mery Prataviera, Maria Signori, Neide Maria Rossetti e Lia Beatriz Keller.

Inspirado nas fontes romanas, o veículo foi um dos mais elogiados daquela edição “por sua beleza e suavidade de linhas”, conforme os jornais da época. Tudo graças ao empenho da equipe comandada pelo mestre Isaac Menegotto – no grupo trabalhavam decoradores como Marisa Rossato Saretta, Mirene Missaglia, Leonor Guimarães, Sedar Menegotto, Lorena Tomasi e Carlos Rossato.

Ah, sim, naqueles tempos ripongas e coloridos, a Catedral era azul…

Clique nas imagens para ampliar.

Margareth Trevisan em um flagrante defrontre à Catedral Diocesana. Foto: Hildo Boff, acervo pessoal de Ricardo Boff, divulgação

Artistas

Além de Isaac Menegotto, atuaram na confecção dos veículos nomes como Nair Hoffmann, Carlos Mambrini, Darwin Gazzana e Saly Luz. No total, 42 carros compuseram o corso alegórico de 1972.

Curiosidade

A festa de 1972 teve quatro desfiles, sendo dois noturnos. Um deles, porém, não contou com a presença das soberanas. Em uma das datas, Margareth Trevisan e as princesas participaram da Fiesta de La Vindima em Mendoza, na Argentina.

Festa da Uva: um ensaio com as soberanas de 1965.

Vinho em caixinha: novidade da Festa da Uva de 1972.

Pelé visita a Festa da Uva de 1975.

Há 43 anos: desfile marcou o início oficial das transmissões coloridas, com parte da equipe técnica posicionada em um caminhão ao lado da Catedral (à direita). Foto: Hildo Boff, acervo pessoal de Ricardo Boff, divulgação

Envie seu Comentário