Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

140 anos de imigração: encontro da família Dossin

20 de outubro de 2015 0

Na montagem acima, as três famílias. A partir do alto, Giusepe Dossin e Izabeta Zini; Luigi Dossin e Giacintha Pessini; e Alexandre Dossin e Ermínia Felipi. Foto: acervo família Dossin, divulgação

O domingo, dia 25, é de celebração para os Dossin. O III Encontro da Família Dossin/Dussin ocorre no Salão Paroquial da Igreja Santo Antônio de Forqueta e inclui também almoço e celebração religiosa conduzida pelo Frei Jaime Bettega.

A família Dossin é originária de Comune di Fonte, na região do Vêneto. Porém, o nome original, Dussin, adquiriu nova grafia após a chegada dos primeiros imigrantes ao Brasil, em fevereiro de 1884. Foi o ano em que Theresa Furlan Dossin, viúva de Alessandro Dossin, partiu do porto de Genova com os irmãos e os três filhos, todos ainda crianças: Alexandre Dossin, Giusepe Dossin e Luigi Dossin.

Chegada ao Brasil, Theresa estabeleceu-se na região de São Marcos, onde seguiu residindo com o filho Alexandre. Já Luigi e Giuseppe, depois de adultos, deixaram a cidade e mudaram-se para Caxias do Sul, estabelecendo-se em Conceição da Linha Feijó.

Os filhos

Nascido em 1875, Alexandre Dossin casou-se com Ermínia Felipi. Tiveram nove filhos: Primo, Matilde, Thereza, Inês, Mercedes, Délia, Antônio, Orestes e Assis.

Giusepe Dossin, nascido em 1871, casou-se com Isabeta Zini. Tiveram 14 filhos: Thereza, Albina, Oliva, Adélia, Adele, Amábile, Santo, Ângelo, Antônio, Alexandre e Adelino (três faleceram ainda bebês).

Luigi Dossin, nascido em 1873, casou-se com Giacintha Pessini. Tiveram 12 descendentes: Domingos, Josefina, Augusto, Maria, Mássimo, Armínia, Alexandre, Alberto, Jacob, Pedro, Evaristo e Afonso.

Saiba mais

Informações sobre o encontro da família Dossin pelos fones (54) 9971.7924, com Ivone, e (54) 9195.5017, com Flávio.

Envie seu Comentário