Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Reservistas de 1955: um encontro 60 anos depois

23 de outubro de 2015 0

O grupo durante um exercício de guerra em Capão da Canoa, em dezembro de 1955. Foto: acervo pessoal de Nelson Sbabo, divulgação

Este sábado (24) será especial para o grupo de reservistas da classe de 1936 do então 3º Grupo de Canhões Automáticos Antiaéreos 40mm (atual 3º GAAe). Eles celebram os exatos 60 anos de incorporação, em 1955.

Presidente eleito da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul para a gestão 2016/17, Nelson Sbabo, 79 anos, era um dos integrantes da 1ª Bateria. Ele deu baixa em abril de 1956, aos 20 anos, mas até hoje mantém contato com vários dos ex-reservistas.

Na foto acima, por exemplo, o jovem Sbabo (à direita, com a mão na cintura) aparece junto a alguns colegas da 4ª Peça, durante um treinamento em Capão da Canoa em dezembro de 1955. Foi quando diversos grupos atuaram no 1º exercício antiaéreo com biruta rebocada – Sbabo era o operador do corretor.

Na sequência abaixo, alguns registros de um acampamento em Vila Seca. Sbabo (à esquerda) e um colega posam junto a um caminhão Studebaker.

O veículo era um dos tantos recebidos pelo governo brasileiro após o fim da Segunda Guerra Mundial – fabricados na década de 1940, os caminhões foram usados nos combates e retornaram como uma espécie de indenização pelos gastos do país com o envio de soldados à Itália a partir de 1944.

Leia mais sobre a classe de 1936 e veja mais fotos AQUI.

Clique nas imagens para ampliar.

Nelson Sbabo e um colega durante um acampamento em Vila Seca em 1955. Foto: acervo pessoal de Nelson Sbabo, divulgação

Um flagrante dos soldados no acampamento em Vila Seca, com o jovem Nelson Sbabo à esquerda (abaixado). Foto: acervo pessoal de Nelson Sbabo, divulgação

Há 60 anos: outro registro do acampamento em Vila Seca, em 1955. Foto: acervo pessoal de Nelson Sbabo, divulgação

Organização

O grupo de reservistas de 1955 responsável pela organização do encontro é composto por Sbabo, Romeu Pasquali, Mércio Saretta, Valdir D’Agostini e Almeida.

O jovem Nelson Fábio Sbabo e um grupo de soldados se preparam para desfilar no Sete de Setembro de 1955. Foto: acervo pessoal de Nelson Sbabo, divulgação

Tradição

Durante as últimas seis décadas, os reservistas da classe de 1936 têm se reunido anualmente para confraternizar. A programação deste sábado inclui recepção, formatura, missa de agradecimento, homenagem aos colegas falecidos e descerramento de uma placa comemorativa na sede do 3º Grupo.

Na sequência, ocorre um almoço no restaurante da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias. São esperados entre 50 e 60 reservistas e suas famílias.

Mais informações e reservas para o almoço pelo fone 3225.1083, com Romeu Pasquali.

Envie seu Comentário