Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Encontro dos descendentes de Eugenio Anghinoni

04 de novembro de 2015 0

A família Anghinoni por volta de 1915, com o patriarca Eugenio e a matriarca Catharina (ao centro), em Nova Roma do Sul. Foto: acervo de família, divulgação

As comemorações dos 140 anos de imigração italiana na região também coincidem com os 139 de chegada dos primeiros representantes da família Anghinoni ao Brasil, em 11 de dezembro de 1876. Foi quando deram entrada no Porto de Cachoeiro de Santa Leopoldina, no Espírito Santo, os pioneiros Ângelo e Bambina Spezzia Anghinoni e os filhos Francesca, Barbara, Giovani, Eugenio, Aurélia e Antonio.

E são os descendentes do casal Eugenio Anghinoni e Catherina Donida Anghinoni (respectivamente, filho e nora de Ângelo e Bambina) que promovem neste domingo (8) o 9º Encontro da Família Anghinoni no Brasil. A programação, no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, inclui recepção, café da manhã, missa e almoço de confraternização.

Oriundos de Comune de Bozolo, na província de Mantova, os Anghinoni permaneceram pouco tempo na região sudeste. Conforme informações disponibilizadas pela família, as características da terra, o clima, as dificuldades de trabalho e as epidemias contraídas no Espírito Santo fizeram com que a família e outros cerca de 1,6 mil italianos vindos da Lombardia e de Trento mudassem para a região sul.

A partir de dezembro de 1877, os imigrantes espalharam-se pelo Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Paraná, atraídos para trabalhar como pequenos agricultores. Aos Anghinoni coube um lote de terra na então localidade de Nova Roma, 1º Distrito de Antonio Prado – hoje Nova Roma do Sul. Foi lá também que os descendentes souberam conservar dialeto vêneto, as músicas e a gastronomia típicas – tradições que podem ser conferidas até hoje.

Na foto acima, o clã Anghinoni por volta de 1915, defronte ao casarão da família em Nova Roma do Su. Em pé, da esquerda para a direita, vemos os irmãos Rosa, Antonia e Maria, a matriarca Catharina Donida Anghinoni com a pequena Cezira no colo, o patriarca Eugenio Anghinoni, e os irmãos José e Ângelo. Sentados, a partir da esquerda, Joana, Carmelinda, Silvina, Lucia, Pedro, Luiz e Alessio.

Clique na imagem para ampliar.

Contatos

A comissão organizadora do encontro é formada por Alexandra Inês Anghinoni e pelos casais Clenio Rogério de Andrade e Kika Anghinoni, Flavio Machado Rosset e Inês Virginia Anghinoni, Eli Jorge Magnaguagno e Adriana Anghinoni, e Ronaldo Bitencourt e Silvia Regina Neis.

Mais informações pelo e-mail kika.anghinoni@gmail.com ou fone (54) 9943.5441.

140 anos de imigração italiana: encontro da família Modena.

Encontro da família Fontana em Flores da Cunha.

Encontro dos descendentes de Giovanni Pasa em Antônio Prado.

Envie seu Comentário