Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Homenagem nos 140 anos de imigração suíça

13 de novembro de 2015 0

Em 1925: registro das famílias suíço-valesanas na localidade de Santo Antonio de Santa Clara Baixa, em Carlos Barbosa. Foto: acervo Associação Valesana do Brasil, divulgação

Além dos descendentes de italianos e poloneses, os suíço-valesanos (oriundos do Cantão do Valais) também comemoram 140 anos de imigração em solo gaúcho. A programação, que segue até este domingo em Caxias e Carlos Barbosa, destaca nesta sexta (13) a entrega de um quadro comemorativo aos 50 anos da chegada dos suíços na Serra.

Nele está reproduzida a imagem acima, que mostra a forte presença desses imigrantes na localidade de Santo Antonio de Santa Clara Baixa, em Carlos Barbosa, em 1925. A solenidade ocorre às 14h, no Espaço Cultural Antonio Caringi (museu junto à cripta do Monumento ao Imigrante, na BR-116).

Clique nas imagens acima para ampliar.

A família de Joseph Barthélémy Sauthier e Marie Pignat, uma das tantas que partiram da localidade de Saxon, no Cantão do Valais, para se estabelecer no interior de Carlos Barbosa, a partir de 1875. Foto: arquivo pessoal de Ivo Sartor, divulgação

A associação

Para manter vivos os laços de afinidade entre os descendentes dos imigrantes foi fundada a Associação Suíço-Valesana do Brasil, com sede estatutária em Carlos Barbosa. Foi inclusive criado um site (www.asvb.com.br) para registrar os encontros.

O momento culminante das comemorações será neste domingo, dia 15, com ato cívico na Praça Clemente Sauthier, em Carlos Barbosa, a partir das 9h30min. Após, haverá missa e almoço festivo.

A data

No dia 10 de novembro é comemorado o Dia do Imigrante Suíço no Rio Grande do Sul.

Envie seu Comentário