Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Museu de Território de Galópolis: um vínculo comunitário

28 de novembro de 2015 0

Professora Vera Vial Roso ajudou a compor banco de imagens sobre as famílias de Galópolis, incluindo a própria. Foto: Felipe Nyland

Um banco de imagens, alimentado com a colaboração da comunidade, também está sendo montado no Instituto Hércules Galló, primeiro núcleo do Museu de Território de Galópolis.

Durante a etapa “Famílias de Galópolis”, um scanner permaneceu durante um mês na sede da subprefeitura. Convidados a participar, os moradores levaram as fotos originais antigas, em papel, que foram digitalizadas, identificadas e contextualizadas.

Boa parte das imagens já catalogadas foi viabilizada a partir desse processo, que estreitou ainda mais a ligação do Museu de Território com as pessoas do bairro. Entre elas a professora Vera Vial Roso, 64 anos.

Durante a semana que antecedeu a estreia do espaço, dona Vera conferiu, emocionada, o resultado dessa colaboração nas paredes e telas interativas do Instituto Hércules Galló.

Foi quando recordou também da trajetória de alguns de seus antepassados: o bisavô Jacinto Vial, chegado à região em 1885, os avós Batista e Amábile, e o pai, Alexandrino Vial.

– É a história das pessoas que está aqui, é a nossa história – resumiu Vera, na foto abaixo acessando o acervo digital juntamente com a museóloga Tânia Tonet, idealizadora do Museu de Território.

Galópolis: um museu a céu aberto.

Participação da comunidade: a museóloga Tânia Tonet e a professora Vera Vial Roso conferem o menu interativo, cujo banco de imagens foi formado a partir das doações e reproduções. Foto: Felipe Nyland

Visite

* O quê: inauguração do primeiro núcleo do Museu de Território de Galópolis, no Instituto Hércules Galló
* Quando: neste sábado, 28, às 10h. A visitação segue até as 17h30min. No domingo, visitação das 13h30min às 17h30min. Horário normal: terça a sábado, das 13h30min às 17h30min
* Onde: BR-116, 1.579, Galópolis
* Quanto: entrada franca

Envie seu Comentário