Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Rumo aos 140 anos de São Romédio

03 de dezembro de 2015 0

A história das igrejas de São Romédio desde 1877, em desenho de Alvis Santos Fiedler. Foto: acervo de São Romédio, divulgação

Surgida em 1876, um ano após a chegada dos primeiros colonizadores italianos à região, a comunidade de São Romédio já deu a largada para as comemorações de seus 140 anos, em 2016.

Além dos festejos, a organização, por meio do Facebook, está em busca de fotos da inauguração da atual igreja, em 1933. Leitores que possuírem imagens dessa estreia – ou possíveis contatos de famílias que tenham – também podem entrar em contato com a coluna. O grande almoço festivo será em 20 de março.

Na página do Facebook, comunidade busca fotos da inauguração de 1933. Foto: reprodução

A história 

A atual igreja foi a terceira a ser instalada na comunidade, após duas capelas de madeira. Conforme informações disponibilizadas pela organização, em 15 de novembro de 1931 Dom João Meneguzzi, vigário da Paróquia Santa Teresa, deu a bênção solene na pedra fundamental do novo templo, que seria construído em alvenaria.

A inauguração deu-se dois anos depois, em 20 de maio de 1933, quando o padre Orestes Valletta celebrou uma missa solene perante dezenas de convidados, moradores e dos padrinhos Galeazo Paganelli e Antonio Travi, com suas respectivas esposas.

Valetta também abençoou a nova imagem de São Romédio, confeccionada por Estácio Zambelli. A escultura teve como padrinhos os senhores Guerino Sanvito e Eugênio Fochezatto e suas esposas.

Clique nas imagens para ampliar.

São Romédio, talian e as origens de Caxias do Sul.

O carro alegórico de São Romédio na Festa da Uva de 1932, com seu Italino Pedron entre os participantes (no alto do carro, o segundo à direita, acima da letra U). Foto: Giacomo Geremia, acervo de São Romédio, divulgação

Desfile em 1932

Na foto acima, a carreta da comunidade de São Romédio na Festa da Uva de 1932. Foi o primeiro desfile de carros alegóricos, ainda puxados por bois, quando a festa ocorria junto à Praça Dante Aliguieri.

Na imagem vemos o morador Italino Pedron, o segundo da direita para a esquerda (acima da letra U). Filho de Angélico Pedron e Maria Giordano Pedron, seu Italino nasceu em São Romédio no dia 3 de janeiro de 1917. Viúvo de Genny Terra de Lima Pedron, falecida em 2001, ele ainda reside na casa ao lado da igreja, com a família.

Em 2016, seu Italino completará 99 anos.

Lembranças de São Romédio da Quinta Légua.

Talian: referência cultural brasileira.

Parceria

Parte das informações e fotos desta coluna são uma colaboração do leitor Gilmar Pedron Lorenzi.

Envie seu Comentário