Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

140 anos de imigração italiana: utensílios e ferramentas das antigas colônias

09 de dezembro de 2015 0
Foto: acervo pessoal, divulgação

Luis Tomasini, pai do autor Roque Tomasini, após uma caçada de perdigões no interior de Carazinho. Foto: acervo pessoal, divulgação

Roque é filho de Luiz. Luiz gostava de conversar com o avô Biaggio. Ele ouvia e anotava as histórias e memórias do velho.

Biaggio é um dos filhos do imigrante italiano Adamo Tomasini, que chegou ao Brasil em 1876, aos 71 anos, com a mulher Lucia e os quatro filhos, e se estabeleceu na Colônia Conde D’Eu (atual Garibaldi). Eles vieram do norte da Itália, região dos Alpes, mais especificamente da comuna de San Bovo, no Tirol Trentino.

Roque Tomasini, hoje com a idade com que seu trisavô chegou ao Brasil, acaba de lançar uma obra singular: Utensílios e Ferramentas Utilizados Pelos Emigrantes da Itália no Sul do Brasil _ Memórias de um Descendente de Emigrante Trentino.

Entre os instrumentos abordados no livro estão alambrador, trado, enxós e raspadores. Foto: acervo pessoal, divulgação

Plaina, graminho e compasso. Foto: acervo pessoal, divulgação

Os clássicos debulhador de milho e moedor. Foto: acervo pessoal, divulgação

O autor

Ex-pesquisador da Embrapa (Trigo), professor jubilado da Universidade de Passo Fundo e ambientalista, Roque tem se dedicado a colecionar objetos antigos ligados à colonização italiana desde 1975.

Em 2014, baseado nas anotações do pai e em seus achados, começou a escrever a obra com o propósito de que “sirva aos mais antigos, como fonte de recordação de passagens e imagens, e aos mais novos, como fonte de informação sobre como seus antepassados lutaram e conquistaram um futuro para as atuais gerações”.

Foto: reprodução/Pioneiro

O livro

Em 65 páginas, a publicação traz fotos antigas e atuais de moradias, mobiliário, veículos e objetos que revelam como era a vida no passado. Entram aí debulhadores de milho e moedores, plainas, graminhos, compasso, alambrador, trado, enxós e raspadores (fotos acima).

Mais informações sobre a obra podem ser obtidas pelo e-mail belina1971@hotmail.com.

Parceria

Informações desta página foram publicadas originalmente na coluna Almanaque Gaúcom do colega Ricardo Chaves, de Zero Hora.

Envie seu Comentário