Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

140 anos de imigração italiana: encontro da família Guidali

11 de dezembro de 2015 0
Em 1913: o casal Mattia e Guidali com nove dos 12 filhos: Foto: acervo de família, divulgação

Em 1913: o casal Mattia e Clementina Cassol Guidali com nove dos 12 filhos: Foto: acervo de família, divulgação

Descendentes dos imigrantes italianos Mattia Giuseppe Guidali e Clementina Cassol promovem neste sábado, 12, o Primeiro Encontro da Família Guidali. O roteiro inclui passagens pela Igreja de São Pelegrino, às 16h30min, e pelo antigo casarão de pedra onde morou uma das filhas da primeira geração dos Guidali, na Rua Coronel Flores, próximo à Estação Férrea.

Segundo informações disponibilizadas pela organização, a imagem acima é considerada a mais importante da família, embora três dos 12 filhos de Mattia e Clementina ainda não tivessem vindo ao mundo.

Vamos começar por quem não está na foto: a irmã Nadir e os irmãos Paulo e Zulmiro. No caso deste último, ele está vivo, mas na barriga da mãe, Clementina, grávida. No segundo semestre de 1913, provável data da imagem, a caçula era ainda a bebê Igneis Maria (no colo da mãe).

No alto, à esquerda, vemos os irmãos mais velhos Henrique (à esquerda) e Dante Guidali (à direita). Logo em seguida aparecem as irmãs Teodolinda (a mais alta, também chamada de Linda) e Herminia. A partir da esquerda, Angelo, Rosina e Ernesto. Já os menores são Orestes, perto do pai Mattia, e a já citada Igneis Maria.

Clique nas imagens para ampliar.

As cinco irmãs: Herminia, Nadir, Igneis, Rosina e Linda em meados dos anos 1920. Foto: Julio Calegari, acervo de família, divulgação

Lembrança do encontro

Na imagem acima, as irmãs Guidali já adultas em meados dos anos 1920, em um registro captado no lendário atelier fotográfico de Julio Calegari. A partir da esquerda estão Herminia, Nadir, Igneis, Rosina e Linda Guidali.

A mesma foto foi utilizada na lembrança que será distribuída aos familiares durante o encontro: um marcador de páginas (abaixo).

Família Guidali: doces de dar água na boca e um casarão em São Pelegrino.

Vidraçaria Guidalli, um clássico da Rua Sinimbu.

Lembrança: marcador de páginas com a foto das irmãs Guidali será distribuído aos parentes. Foto: Sandro Guidali, divulgação

Saiba mais

Dezenas de fotos e informações sobre a trajetória dos Guidali estão disponíveis na comunidade Família Guidali no Brasil, do Facebook.

Para o encontro deste sábado são aguardados cerca de 50 descendentes – espalhados por várias cidades do Brasil a partir dos processos migratórios de seus integrantes nos anos 1940 e 1950. Eles vêm de São Paulo, Curitiba, Brasília e Porto Alegre.

Envie seu Comentário