Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Uma árvore de Natal que marcou época

17 de dezembro de 2015 3

A árvore em dezembro de 1968, quando uma multidão reuniu-se em torno para o acender das luzes. Foto: Antonio Beux, acervo pessoal de Anthony Beux Tessari, divulgação

Para muitos, a árvore de Natal da foto acima foi a mais bela que Caxias já teve. Criação atribuída ao médico, designer e artista plástico Darwin Gazzana, responsável também pelos míticos carros alegóricos das Festas da Uva de cinco décadas atrás, a estrutura era ponto de visitação obrigatório a partir da segunda metade dos anos 1960 até meados dos 1980.

Nos primórdios, ela costumava ser instalada no centro do chafariz, e sua base abrigava, além do presépio, uma leva de patos. Sim, os animais permaneceram um tempo circulando dentro do laguinho improvisado, fazendo a festa das crianças, conforme você confere clicando no gif abaixo.

http://giphy.com/gifs/xTk9ZSctAcRT01ihNu

Conforme recorda o artista plástico Valdir dos Santos, o pinheiro, em metal, era adornado por centenas de lâmpadas incandescentes coloridas, que davam forma às estrelas e acendiam em sequência, promovendo um encantamento inesquecível – tanto para quem via de baixo quanto dos prédios. Com o tempo, porém, as camadas de galhos foram diminuindo, e a árvore foi perdendo altura, até ser retirada definitivamente do contexto natalino do Centro.

– Mas, seguramente, foi uma das árvores mais bonitas que se viu, nessa época, em todo o Brasil. Tinha uma estrela no topo, era enorme, a gente ficava maravilhado vendo as luzes apagando e acendendo…

Clique nas imagens para ampliar.

Uma árvore de Natal dentro do chafariz.

A árvore em 1980, quando a estrutura já havia deixado o centro do chafariz e sido instalada nas imediações da Estátua da Liberdade e do recém-construído calçadão. Foto: Valdir Kaiser, acervo pessoal, divulgação

Tamanho menor: a árvore no início dos anos 1980, num registro do leitor Valdir Kaiser. Foto: acervo pessoal, divulgação

Comentários (3)

  • Vini diz: 17 de dezembro de 2015

    Isso sim que é árvore de Natal, não as de hoje na praça! Outro nível.

  • Anthony diz: 17 de dezembro de 2015

    Coluna Memória sempre show! Parabéns!

  • Ronaldo Marchetto diz: 17 de dezembro de 2015

    A mais bela árvore de natal que Caxias já teve!
    Não seria bem legal se ela voltasse?

Envie seu Comentário