Uma parceria entre o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e a produtora caxiense Spaghetti Filmes, para a recuperação de antigas películas das décadas de 1950 e 1960, trouxe à tona uma raridade de dezembro de 1968. Trata-se do acendimento oficial das luzes da árvore de Natal junto ao chafariz da então Praça Rui Barbosa.
O conteúdo, produzido na época pelo cinegrafista Nazareno Michelin, integrava um institucional sobre as obras públicas da administração do prefeito Hermes Webber, cuja gestão abrangeu o período de 1964 a 1968.
Webber e equipe, inclusive, aparecem ligando o barulhento gerador de energia que alimentava as milhares de lâmpadas coloridas. As imagens destacam ainda os patos junto ao laguinho do chafariz, a iluminação noturna de Natal na Av. Júlio de Castilhos e a população – em êxtase – conferindo o apagar e acender das luzes em sequência.
Daí entende-se facilmente por que, até hoje, muita gente considera essa a mais bela árvore que a praça já recebeu…
Fotos obrigatórias
O antigo pinheiro da praça também era cenário obrigatório para fotos de famílias e crianças. No registro abaixo, uma colaboração da leitora Carla Capelatti da Silva, aqui juntamente com o primo Ivan Gomes, em 1970.
Na época, a árvore já havia sido deslocada para fora do chafariz.
Comentários