Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Um Natal na Praça em 1968

21 de dezembro de 2015 0

Uma parceria entre o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e a produtora caxiense Spaghetti Filmes, para a recuperação de antigas películas das décadas de 1950 e 1960, trouxe à tona uma raridade de dezembro de 1968. Trata-se do acendimento oficial das luzes da árvore de Natal junto ao chafariz da então Praça Rui Barbosa.

O conteúdo, produzido na época pelo cinegrafista Nazareno Michelin, integrava um institucional sobre as obras públicas da administração do prefeito Hermes Webber, cuja gestão abrangeu o período de 1964 a 1968.

Webber e equipe, inclusive, aparecem ligando o barulhento gerador de energia que alimentava as milhares de lâmpadas coloridas. As imagens destacam ainda os patos junto ao laguinho do chafariz, a iluminação noturna de Natal na Av. Júlio de Castilhos e a população – em êxtase – conferindo o apagar e acender das luzes em sequência.

Daí entende-se facilmente por que, até hoje, muita gente considera essa a mais bela árvore que a praça já recebeu…

Foto: reprodução de filme do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, divulgação

Fotos obrigatórias

O antigo pinheiro da praça também era cenário obrigatório para fotos de famílias e crianças. No registro abaixo, uma colaboração da leitora Carla Capelatti da Silva, aqui juntamente com o primo Ivan Gomes, em 1970.

Na época, a árvore já havia sido deslocada para fora do chafariz.

Em 1970: Foto: acervo pessoal, divulgação

Envie seu Comentário