Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Alice nos Pavilhões da Festa da Uva em 1986

02 de janeiro de 2016 2

Atração de 1986: Alice Life Center promovia uma viagem fantástica pelo corpo humano. Foto: Joel Jordani, divulgação

Quem foi criança nos anos 1980 e passou pela Festa da Uva de 1986 vai lembrar. Há 30 anos, Alice, a chamada mulher da boca grande, também ajudou a atrair milhares de visitantes aos Pavilhões.

Tratava-se da Alice Life Center, uma estrutura de sete metros de altura por 56 de comprimento que oferecia aos visitantes “uma viagem fantástica pelo corpo humano”. Passando de órgão em órgão, o público recebia explicações sobre o funcionamento de cada um, ao mesmo tempo em que se divertia desvendando uma série de curiosidades sobre os sistemas.

A narração era feita pela própria criatura e, durante o percurso, ouvia-se as batidas do coração.

Clique nas imagens para ampliar.

Lembranças da Festa da Uva de 1986.

Milhares de visitantes desvendaram o interior de Alice, que podia receber 250 pessoas por vez. Foto: Joel Jordani, divulgação

Cinco jamantas

Conforme relatos de jornais da época, foram necessárias cinco jamantas para o transporte de toda a parafernália técnica, que totalizava 700 metros quadrados e podia receber cerca de 250 pessoas por vez.

Localizada em ponto estratégico, quase em frente à igreja das réplicas e no caminho para os palcos e estandes, “Alice” volta e meia concentrava filas e filas na bilheteria, como nos registros acima, captados pelo fotógrafo Joel Jordani (in memoriam).

Com a colaboração de Guilherme Jordani.

Visitantes como a leitora Neusa Zardo também costumavam bater fotos junto à Alice. Foto: acervo pessoal, divulgação

A montagem da estrutura, pouco antes da abertura da Festa da Uva, em 21 de fevereiro de 1986. Foto: Vasco Rech, banco de dados/Pioneiro

Comentários (2)

  • Marcio Vargas diz: 3 de janeiro de 2016

    Eu fui, e lembro…

    :)

  • Alexandre Molardi diz: 18 de janeiro de 2016

    Olá Rodrigo! Que bom que você encontrou as fotos. Só fiquei curioso em rever o interior. Se surgirem mais fotos ficarei muito contente em rever.

    Grato pelo esforço!

Envie seu Comentário