Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Verão de 1955: a urbanização de Rainha do Mar

06 de janeiro de 2016 0

Há 60 anos: anúncios no Pioneiro de janeiro de 1955 destacavam as belezas e atrativos de Rainha do Mar. Foto: reprodução jornal Pioneiro

O jornal Pioneiro sempre dedicou amplo espaço para anúncios e reportagens sobre o período de férias no litoral gaúcho. Na temporada de 1955, por exemplo, a edição de 1º de janeiro relatou a inauguração da Imobiliária Raimar, empresa formada por corretores de Caxias do Sul.

O projeto de um grupo de empresários locais visava urbanizar a praia de Rainha do Mar, localizada entre Tramandaí e Capão da Canoa.

Na época, a Raimar estava constituída pelos sócios Nelson de Castro Reis, Valdemar Petrini, Jacinto Vila, Bernardino Conte, Abramo Pezzi, Rizzieri Cislagui, André Alcides Muratore, Ernesto Casal, Lino D’ Andrea, Paride Pezzi, Arthur Comandulli, Neptuno Borner, Octavio Posser, Armando Michielon, Ari Picolli, Armando Galeão dos Santos, Mathias Giuriolo, Henrique Krolikowoski, Carlos, Krolikowoski, Armando Franciosi, Marcos Diligenti, Aquilino Forner, Othon Conte, Renato Forner, Joaquim Slomp, Joaquim Slomp Filho, Guido Lain, Rogério Isller, José Rossatto, João Tomazoni e Primo Dal Prá.

O escritório em Caxias foi abençoado pelo padre Ernesto Brandalise e localizava-se na rua Marquês do Herval, 929. Na ocasião, Bernardino Conte (in memoriam) salientou o espírito empreendedor do caxiense na expansão do turismo gaúcho e destacou o planejamento, ao oferecer terrenos com ruas calçadas, iluminadas e toda estrutura para passar as férias no litoral com tranquilidade.

Na reprodução acima percebe-se o anúncio que destacava as belezas da praia.

Em 2015

Amigo de Bernardino Conte, o caxiense Sadi De Carli Filho, 50 anos, continua veraneando em Rainha do Mar. Neste ano, passou o Réveillon com amigos e familiares na casa do sogro Aldenir Antonio Cará.

Sadi passou sua infância na casa do tio Enio Strehrer e, entre os conhecidos caxienses, destacou ainda a amizade com o político Pedro Simon.

Clique nas imagens para ampliar.

Imobiliária Bolzani destacava as praias Lagoa do Jardim e Albatroz. Foto: reprodução jornal Pioneiro

A Imobiliária Bolzani 

Conforme o jornal Pioneiro, o mercado de imóveis no litoral era um excelente investimento para os veranistas caxienses. Além da imobiliária Raimar, a V. Bolzani & Cia oferecia terrenos nas proximidades de Torres.

Nas propagandas acima e abaixo, os loteamentos nas praias Lagoa do Jardim e Albatroz ofereciam infraestrutura com ruas calçadas, água e luz.

Anúncio destacava os atrativos de Albatroz e Lagoa do Jardim. Foto: reprodução jornal Pioneiro

Sensação da Loja Renner: os calções masculinos da grife Saragossy. Foto: reprodução jornal Pioneiro

Trajes de banho revolucionários

A década de 1950 também ditou novos estilos de trajes de banho e roupas de praia. A tradicional Loja Renner, dos revendedores De Carli, Ceconello & Cia, sempre esteve sintonizada com as exigências dos veranistas locais.

No anúncio que era publicado permanentemente no Pioneiro, percebe-se a marca Saragossy. A linha desta confecção marcou época pela linha arrojada pelo e corte mais leve de suas peças.

No masculino, os calções fizeram grande sucesso de vendas. As cores neutras e o corte clássico marcam a ruptura com os trajes que vingaram até a década de 1940, época em que predominava o estilo pijama – a roupa praticamente escondia o corpo, pois tinha a função de proteger a pele das queimaduras do sol.

Os atrativos de Punta Del Este em destaque nas páginas do Pioneiro em 1955. Foto: reprodução jornal Pioneiro

Turismo praiano no Uruguai

Na década de 1950, o veranista caxiense já exibia um perfil exigente no planejamento de suas férias. Nas edições de verão de 1955, o Pioneiro não cita nenhuma notícia sobre as praias de Curumim, Arroio do Sal e Areias Brancas.

No entanto, chama atenção às notícias referentes à praia de Punta Del Este, no Uruguai. Na edição de 26 de fevereiro, a reportagem relatou atrações culturais como concertos, teatro, desfile de modas, alem, claro, da beleza natural e turística do balneário uruguaio.

Parceria

Informações desta coluna são uma colaboração do repórter fotográfico Roni Rigon.

Envie seu Comentário