Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Encontro da família De Bastiani em Tapejara

19 de janeiro de 2016 2

Os irmãos Giuseppe, Francesco, Fermo, Santina, Valentimo e Girolamo De Bastiani. Foto: acervo de família, divulgação

Os seis filhos do patriarca Pietro De Bastiani. Foto: reprodução do Encontro da Família De Bastiani no Facebook, divulgação

A crise econômica na Itália do ano de 1888 colocou Pietro De Bastiani e seus filhos Girolamo, Valentino, Santina, Fermo, Francesco e Giuseppe num navio rumo à América. Eles partiram da comuna de Santa Giustina, na província de Belluno, região do Vêneto, deixando o porto de Gênova a bordo do vapor Adria, em direção ao Chile.

Pietro não chegou à América, morrendo a bordo. Já seus filhos acabaram desembarcando em Santos, de onde seguiram para São Sebastião do Caí, antes de subir a Serra. Por aqui, eles se estabele-ceram no Travessão Leonel, em Flores da Cunha. Ali começou a saga das sete gerações que vão se reunir no próximo dia 31, durante o 5º Encontro da Família De Bastiani – Nostra Radice, em Tapejara, na região noroeste.

Depois de se instalar na Serra, os filhos do patriarca Pietro se espalharam por várias cidades gaúchas, gerando descendentes e ramificações também pelos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso.

Clique nas imagens para ampliar.

A família de Domenico De Bastiani (o quarto da esquerda para a direita) em meados dos anos 1930, em Nova Roma do Sul. À esquerda, o garoto Severino. Foto: acervo de família, divulgação

A programação

Organizado por Julio De Bastiani, trineto de Pietro, o encontro deve reunir sete gerações da família – são esperadas entre 400 e 500 pessoas, vindas de vários pontos do Brasil e do Exterior.

A programação inclui missa comparticipação do Coral Municipal Arte em Si e apresentação de dança meditativa com a holandesa Joyce Dijkstra, mulher do italiano Aldo De Bastiani Mione.

Após, haverá um almoço no Salão Comunitário da Igreja Matriz de Tapejara. No sábado, antecedendo o encontro, ocorre um jantar-baile no Clube Comercial.

Severino De Bastiani (ao centro) e amigos durante uma festa de colônia em meados dos anos 1940, na localidade de Vila Maria. Foto: acervo de família, divulgação

Trajetória em livro

A partir da chegada no Rio Grande do Sul, em 1888, a família se espalhou por cidades como Bento Gonçalves, Nova Roma do Sul, Nova Pádua, Antônio Prado e Farroupilha.

Outros também se instalaram em Casca e Vila Maria. Nesta última localidade, na Linha 18 Rosso, viveu Severino De Bastiani, filho de Domênico e neto de Fermo de Bastiani. É Severino que aparece ao centro da foto maior acima, durante uma festa de colônia em meados da década de 1940 – celebrando o vinho com amigos e de arma em punho, no melhor estilo velho-oeste.

Todos são personagens do livro Dos Alpes a Serra Gaúcha, escrito por Francisco De Bastiani, de Caxias do Sul, com a colaboração de Agostinho Baldin.

Severino De Bastiani (na fila do meio, o segundo à esquerda) e amigos durante uma festa de colônia em meados da década de 1940. Foto: acervo de família, divulgação

Saiba mais

Mais informações sobre o encontro pelos fones (54) 3344.1175 ou 9968.3228, com Julio De Bastiani. Também pelo Facebook 5º Encontro da Família De Bastiani.

Foto: reprodução Facebook

Comentários (2)

  • JULIO DE BASTIANI diz: 26 de janeiro de 2016

    Matéria muito bem colocada sobre o encontro. Agradecemos ao sr. Rodrigo Lopes, do Jornal “O Pioneiro” pela sua bela colocação. Assim, convidamos a toda a familia DE BASTIANI ou DEBASTIANI a participar do encontro.

  • Vilson Pagnussat diz: 27 de setembro de 2016

    Não havia feito consulta ainda, mas o 5º Encontro o qual participei foi muito proveitoso.

    Parabéns a todos.
    Dr. Julio foi junto com mais pessoas o responsável pelo Sucesso.

    ATT: Vilson Pagnussat – Chapecó SC

Envie seu Comentário