Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Outros verões... Torres nos anos 1950 e 1960

20 de janeiro de 2016 0

Veraneio de 1955: Claire Pieruccini Pessato, as filhas Rosangela, Rosaura e Roseana, e a sobrinha Madeilone Pieruccini. Foto: Foto Feltes, acervo de família, divulgação

Dando sequência às imagens enviadas por leitores para a seção Outros Verões…, destacamos hoje alguns registros das famílias Pessato e Cornutti.

Em 1955, os Pessato costumavam passar os meses de janeiro e fevereiro em uma Torres que começava a se modernizar, com o calçamento da Av. Beira-Mar, a instalação dos charmosos sombreiros móveis e o surgimento de hotéis e construções imponentes próximas à orla.

Esse cenário, aliado às belezas naturais da chamada “Praia de Banhos de Torres”, era ideal para as imagens captadas pelo não menos lendário estúdio Foto Feltes.

São dele os registros desta página. Na imagem acima vemos parte da família do casal Claire Pieruccini Pessato (à esquerda) e Dulcimar Pessato. Dona Claire aparece com as filhas Rosangela, Rosaura e Roseana, mais a sobrinha Madeilone Pieruccini junto a um barco de pescadores. Na sequência, um registro apenas das três crianças e outro de dona Claire junto aos sombreiros.

As imagens foram disponibilizadas pelo leitor Miguel Angelo Cornutti.

Clique para ampliar.

Família Comandulli nos primórdios de Rainha do Mar.

Antigos verões: o balneário De Lazzer.

Torres em 1955: as irmãs Rosangela, Rosaura e Roseana Pessato. Foto: Foto Feltes, acervo de família, divulgação

Claire Pieruccini Pessato e uma lembrança do veraneio de 1955 em Torres. Foto: Foto Feltes, acervo de família, divulgação

As carrocinhas

Na imagem abaixo, as irmãs Rosangela Pessato Cornutti e Roseana Pessato da Silva nas clássicas carrocinhas puxadas por cabras e bodes – nesse caso, com a dupla descansando do “trabalho” e do calorão…

Família Fontana em Torres nos anos 1950 e 1960.

Antigos verões: uma carrocinha na beira da praia.

Veraneios de outros tempos.

Na carrocinha: as irmãs Rosangela e Roseana Pessato em 1955. Foto: Foto Feltes, acervo de família, divulgação

A família Cornutti

As furnas eram, são e sempre serão cenário para fotos. Abaixo, um registro da família de Miguel e Ana Maria Cornutti junto às formações rochosas, por volta de 1965. Eles aparecem com três dos sete filhos: a partir da esquerda estão Naira Fátima Cornutti, Fabíola Cornutti Lucena e Henry Ulisses Cornutti.

A família é completada pelos outros quatro irmãos: Miguel Angelo, Jussara, Corali e Gilberto. No último dia 11, dona Ana completou 92 anos.

Rumo ao litoral: uma aventura nos anos 1930.

Pé na tábua rumo ao Litoral.

Os Cornutti em 1965: Miguel e Ana Maria com os filhos Naira, Fabíula e Henry. Foto: Foto Feltes, acervo de família, divulgação

Participe

Participe da seção Outros Verões…, enviando fotos em alta resolução acompanhadas de data, identificação das pessoas e um breve relato do veraneio.

O período deve abranger o início do século 20 até, no máximo, os anos 1970.

Envie seu Comentário