
Veraneio de 1954: Gervis Damian (o segundo de baixo para cima, à esquerda) e amigos da Colônia de Férias do Sesc em Torres. Foto: Feltes, acervo de família, divulgação
Nos anos 1950, Torres era um dos principais destinos das centenas de trabalhadores filiados ao Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul.
Em 1954, o marceneiro Gervis Damian, de Caxias do Sul, trouxe como lembrança do veraneio uma imagem captada na Praia da Guarita (foto acima). Seu Gervis, que completou 90 anos no último dia 21, aparece com Maria Isabel Crippa (no alto, à direita) e diversos amigos da Colônia de Férias do Sesc.
Já Areias Brancas, outro reduto caxiense, era o destino das famílias Basso e Gedoz. Na imagem abaixo, do veraneio de 1964, vemos Albino e Serafina Basso com o casal Domingos e Luci Gedoz e a jovem Leda Basso Varela (à direita, de chapéu).
As crianças são os irmãos Domingos Luiz (Didio), hoje com 55 anos, Luciana Gedoz Barbieri, 51, e Jaqueline Gedoz Vita, 52, os três primeiros filhos de Domingos e Luci.
Na época, a viagem até Areias Brancas era uma verdadeira maratona: começava às 6h e terminava às 17h, com uma parada em Três Forquilhas para um piquenique regado a salame, vinho, pão, queijo e frango frito.
E só depois de uma “siesta”, a trupe seguia até a praia.
Antigos verões: o balneário De Lazzer.
Nostalgia do verão: um filme em Torres em 1950.
As antigas guaritas salva-vidas do Litoral Norte.

Albino e Serafina Basso, Domingos e Luci Gedoz, e Leda Basso Varela. À frente, as crianças Domingos, Luciana e Jaqueline. Foto: Foto Rio, acervo de família, divulgação
Participe
Participe da seção Outros Verões…, enviando fotos em alta resolução acompanhadas de data, identificação das pessoas e um breve relato do veraneio.
O período deve abranger o início do século 20 até, no máximo, os anos 1970.
Quanta alegria ao ver a foto de Torres. Vejo meus pais Douglas Duso Guimarães e minha mãe Leontina Elisabetha Zucco Guimarães. Possuo mais de 30 fotos desses veraneios dos anos de 52,53,e 54.Parabens Rodrigo pelo seu trabalho em buscar estas lembranças.
Bom dia, Paulo, tudo bem? Nossa, que ótima informação. Quem seriam os seus pais na foto? Quero identificá-los! E também gostaria de ver essas imagens do seu acervo. Poderíamos, inclusive, publicá-las. Que tal? Muito obrigado! Um abraço!
Legal essas fotos antigas. Vi o comentário do sr Paulo. Meu vô tbm era Duzo Guimarães, mas por onde anda não sei. kkkk