Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Cinema de Verão no antigo Cine Operário, em Galópolis

26 de janeiro de 2016 1

Fechada para exibições desde a metade dos anos 1980, sala abriga uma sessão especial do projeto Cinema de Verão nesta quinta, dia 28. Foto: acervo pessoal de Lourdes Diligenti, divulgação

Depois de movimentar a Praça de Galópolis na última quinta-feira (21), o projeto Cinema de Verão agora chega ao antigo cinema do bairro. Nesta quinta (28), a comédia Carnaval Atlântida (1952), com Oscarito e Grande Otelo, ganha uma sessão única no inesquecível Cine Operário, espaço que marcou época no cotidiano da localidade entre 1929 e 1983.

Entre os moradores mais antigos, será uma oportunidade para recordar dos tempos em que não era preciso deslocar-se  até o centro de Caxias para conferir as “novidades em película”. Para os mais jovens, uma viagem a um passado recente que Galópolis não cansa de recordar.

A abertura do cinema para a exibição do filme é fruto de uma parceria entre a Associação dos Moradores de Galópolis (Amog), presidida por Maria Patricio Pinto, a equipe do projeto Cinema de Verão, coordenada por Robinson Cabral, e o padre Paulo Venturin, já que o prédio pertence à Mitra Diocesana de Caxias do Sul desde 1967.

A sessão tem início às 20h30min, com entrada franca. Vai perder?

Para recordar do antigo Cine Operário, em Galópolis.

Galópolis antiga: no escurinho do cinema.

Galópolis: um museu a céu aberto.

Comentários (1)

  • Leonardo Maltauro diz: 27 de janeiro de 2016

    Bom dia leitores
    Fico feliz em ver que estão fazendo algo para utilizar este espaço que se encontra quase que abandonado, estive no local no inicio do mês de janeiro, e fiquei muito triste em ver que na sala de maquinas de projeção, onde fica todo o maquinário e ainda tem alguma coisa de rolos de filmes e disco de vinil, está tudo abandonado e parte do teto de concreto está caído sobre os equipamentos de projeção.
    É uma raridade ainda encontrar todo o equipamento em bom estado como ali ainda tem, seria de extrema urgência em fazer algo para restaurar este espaço e deixado como local para visita e até mesmo, preservar como cinema do bairro de Galópolis.

Envie seu Comentário