Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Imigração italiana: encontro da família Dal Bosco

26 de janeiro de 2016 0

Abrelino Dal Bosco e o retrato dos avós, José e Giovana Furlin Dal Bosco. Foto: Rodrigo Lopes

Em Antônio Prado: o pequeno Abrelino Dal Bosco com os avós, José e Giovana, por volta de 1950. Foto: acervo pessoal de Abrelino Dal Bosco, divulgação

O município de Xanxerê, em Santa Catarina, sedia neste domingo (31) o 12º Encontro da Família Dal Bosco. Será a oportunidade para reunir centenas de descendentes dos imigrantes italianos Giuseppe, Giovanni e Giacomo Dal Bosco, chegados às antigas colônias Caxias e Antônio Prado por volta de 1888.

Da região do Vêneto, mais especificamente de Monteforte d’ Alpone, província de Verona, veio o casal Giacomo Dal Bosco e Antonia Androgna, bisavós do leitor Abrelino Dal Bosco. Seu Abrelino mantém vasto material sobre a história da família e boa parte do processo migratório dos Dal Bosco.

Na foto acima, por exemplo, ele mostra o antigo quadro – com a foto retocada a tinta – dos avós, José Dal Bosco (filho de Giacomo) e Giovana Furlin Dal Bosco. Seu Abrelino também aparece quando criança, junto aos avós, por volta de 1950. Avô e neto com a mão à frente da cintura tem uma explicação: José fabricava anéis e costumava exibi-los nas fotos.

Outra foto histórica, provavelmente a mais antiga de todas, traz os pioneiros Giacomo e Antonietta com os filhos – José e a esposa Giovana (com o bebê no colo) aparecem à esquerda. Toda essa trajetória de mais de 130 anos será recordada durante a programação deste domingo, que inclui missa campal, almoço e dança de salão no CTG Espelho da Tradição.

Clique nas imagens para ampliar.

Encontro da família De Bastiani em Tapejara.

Em 2015: o 11º Encontro da Família Dal Bosco.

Os Dal Bosco no início do século 20. Foto: acervo pessoal de Abrelino Dal Bosco, divulgação

Foto: acervo pessoal de Abrelino Dal Bosco, divulgação

 De volta ao casarão

Estabelecidos em Antônio Prado, José Dal Bosco e Giovana Furlin tiveram nove filhos: Adélia, Levino, Rosalina, Arlindo, Odila, Urildo, Risieri, Tercila e Zelinda. Filho de Levino, seu Abrelino Dal Bosco nasceu naquele múnicípio em 1945.

Em 2013, aos 68 anos, ele visitou a residência onde morou o bisavô Giacomo Dal Bosco, em Monteforte d’ Alpone, na Itália. Na imagem abaixo, seu Abrelino (à direita) e o primo de quarto grau Walter Dal Bosco defronte ao centenário casarão.

Em 2013: Walter Dal Bosco e Abrelino Dal Bosco defreonte ao casarão do bisavô, na Itália. Foto: acervo pessoal de Abrelino Dal Bosco, divulgação

Contatos

Mais informações sobre o encontro pelo e-mail: encontrodafamiliadalbosco@outlook.com ou pelo evento 12º Encontro da Família Dal Bosco, do Facebook.

Também pelos seguintes telefones:

(49) 3433. 5352 e 9933.9929, com Laurindo Dal Bosco
(49) 3443.5208 e 9912.4422, com Marilete Dal Bosco

Foto: acervo pessoal de Abrelino Dal Bosco, divulgação

Envie seu Comentário