Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Festa da Uva de 1954: lembranças escritas à mão

01 de fevereiro de 2016 0

Dizem que, em tempos de e-mails, SMS, whatsapp, skype e diversas outras mensagens instantâneas, não existe nada mais personalizado – e original – do que receber uma carta escrita à mão, selada e enviada pelo correio.

A coluna teve esse privilégio há alguns dias. Foi quando a professora aposentada Dinorah Sanvitto Tronca, 79 anos, remeteu o texto e as imagens reproduzidas nesta página – do corso alegórico da Festa da Uva de 1954 pela Av. Júlio de Castilhos.

Tudo começou a partir de uma recente publicação sobre os 60 anos da inauguração da nova sede social do Recreio da Juventude, em dezembro de 1955. Rainha do clube em 1954, dona Dinorah apareceu em algumas das fotos, passando a coroa para a então recém-eleita Therezinha Spinato Bissaco e em outros momentos da programação festiva.

A coluna (impressa e digital) acabou chegando até ela em Jurerê Internacional (SC), motivando o envio da carta e de duas imagens suas desfilando na Festa da Uva de 1954. Para usar um termo daqueles tempos, reproduzimos a “missiva” aqui:

Fiquei feliz em ver no jornal Pioneiro fotos relembrando o Recreio da Juventude em uma época de grande organização e brilho, liderada pelo sr. Miguel Sehbe. Estou te enviando duas fotos da Festa da Uva de 1954. Na gôndola do Recreio da Juventude estão Cláudio Eberle e Dinorah Sanvitto. Na outra plataforma, o Éden Juventudista, formado por jovens da sociedade caxiense. Foi, sem dúvida, uma época dos anos dourados!
Grata. Um abraço!
Dinorah Sanvitto Tronca

Nós é que agradecemos, dona Dinorah!

Clique nas imagens para ampliar.

Um baile de gala no Recreio da Juventude em 1955.

A festa interminável de 1954.

Os preferidos dos caxienses em 1954.

Em 1954: o carro do Recreio da Juventude durante o desfile pela Av. Júlio de Castilhos. Foto: Studio Geremia, acervo de família, divulgação

Dinorah Sanvitto e Claudio Eberle (com o rosto encoberto pela mão de Dinorah) desfilam na gôndola que decorava o carro do Éden Juventudista. Foto: Atelier Calegari, acervo de família, divulgação

Envie seu Comentário